ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Política

Aprovada há mais de um ano, lei pode reduzir tempo de recuperação em UTI

Kleber Clajus | 17/04/2014 12:27
Mario Cesar propôs e foi homenageado por legislação que prevê a presença de cirurgião dentista em UTI (Foto: Arquivo)
Mario Cesar propôs e foi homenageado por legislação que prevê a presença de cirurgião dentista em UTI (Foto: Arquivo)

Desde dezembro de 2012, a Lei Complementar nº 5.184 exige que cirurgiões dentistas façam parte das equipes multidisciplinares que atuam em UTI’s (Unidades de Terapia Intensiva). A medida, proposta por Mario Cesar (PMDB) e Paulo Siufi (PMDB), pode reduzir a internação em até 15 dias, mas ainda precisa ser colocada em prática.

Mario Cesar ressalta que o objetivo ao propor a lei era colocar Campo Grande na vanguarda do atendimento odontológico. Isso porque muitas pessoas que realizam cirurgias não possuem boa higiene bucal e precisam deste cuidado, dentro do âmbito hospitalar, para evitar infecções durante o período de recuperação.

“Essa questão é discutida internacionalmente. Conseguimos aprovar e espero que o secretário de Saúde, Jamal Salem, faça valer isso”, pontua Mario.

Pela legislação aprovada, o vereador foi homenageado no dia 4 de abril, em Brasília (DF), durante as comemorações de 50 anos da criação do CFO (Conselho Federal de Odontologia) e CRO's (Conselhos Regionais de Odontologia). Atualmente a classe se mobiliza para aprovar no Senado Federal o PLC (Projeto de Lei da Câmara) 34, que também requer a presença de cirurgião dentista em UTI’s.

O presidente do CRO-MS, Francisco Grilo, comenta que a lei já deveria estar sendo cumprida em Campo Grande, uma vez que possibilita a redução do tempo de internação em UTI’s entre 10 a 15 dias.

“Antibiótico sozinho não faz milagre. É preciso haver cuidado oral para evitar que infecções retardem o processo de recuperação e que bactérias migrem para a corrente sanguínea”, pontua Grilo, que cobra a efetivação da lei nos hospitais.

Reforço na prevenção também foi confirmado, durante homenagem a Mario Cesar, pelo coordenador de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Alfredo Pucca Júnior. Ele sinalizou o encaminhamento de oito consultórios odontológicos completos para o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) da Capital.

Nos siga no Google Notícias