ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Política

Aprovada PEC que modifica aposentadoria de diretores de escolas

Wendell Reis | 08/11/2011 14:07
PEC vai garantir aposentadoria a professores com gratificação de diretores(Foto:Divulgação/Giuliano Lopes)
PEC vai garantir aposentadoria a professores com gratificação de diretores(Foto:Divulgação/Giuliano Lopes)

Os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovaram na sessão desta terça-feira (8) a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) de autoria do deputado Junior Mochi (PMDB) que garante aposentadoria de professores com adicionais. A votação foi acompanhada por diretores de diversas instituições do Estado.

A PEC vai atender os interesses dos professores que assumem funções de assessores pedagógicos, coordenadores e diretores de escolas. Segundo o deputado, os servidores fazem a contribuição e quando vão se aposentar não garante o salário adicional, recebendo apenas o valor referente ao cargo de professor. Mochi explica que o STF (Superior Tribunal Federal ) julgou constitucional um ADIN (Ação Direta de Inconstitucionalidade) autorizando a aposentadoria nos cargos citados, o que abre a possibilidade dos educadores utilizarem os mesmos argumentos jurídicos para recorrerem.

A aposentadoria com adicional será garantida aos educadores que ficaram no cargo por pelo menos três anos e contribuíram regularmente com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Com a PEC os professores também terão a possibilidade de reduzir em cinco anos o tempo para a aposentadoria em regime especial, de 35 para 30 anos, no caso dos homens, e de 30 para 25 anos, para as mulheres.

Nos siga no Google Notícias