ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Política

Aprovado o treinamento de primeiros socorros aos pais de recém-nascidos

Intenção é que com este treinamento, se diminua os casos de mortes de recém-nascidos

Leonardo Rocha | 02/08/2018 12:40
Projeto de Márcio Fernandes foi aprovado na sessão desta quinta-feira (02), na Assembleia (Foto: Divulgação/ALMS)
Projeto de Márcio Fernandes foi aprovado na sessão desta quinta-feira (02), na Assembleia (Foto: Divulgação/ALMS)

Os deputados aprovaram, em primeira votação, o projeto que prevê orientação e treinamento dos pais em relação aos primeiros socorros, para prevenir mortes de recém-nascidos. A proposta de Márcio Fernandes (MDB) teve aval dos colegas e ainda vai passar por uma segunda análise, antes de seguir para sanção do governador.

O projeto tem como objetivo preparar os pais para que eles possam fazer os primeiros socorros de seus filhos, em casos como engasgamentos ou aspiração de corpos estranhos, que podem ocasionar a morte de bebês. O autor acredita que com o devido tratamento, estas tragédias podem ser evitadas.

“Muitas vezes os pais não tem ideia do que fazer, como proceder para salvar o bebê. Medidas simples podem fazer a diferença em momentos de aflição”, disse o parlamentar. Márcio explicou que a proposta prevê que hospitais e maternidades de Mato Grosso do Sul deverão oferecer esta orientação, antes da alta do recém-nascido.

As unidades inclusive precisam informar os pais que existe este treinamento à disposição, caso ele não tenha conhecimento desta oportunidade. Na justificativa, o parlamentar cita que a asfixia é a primeira causa de morte, entre os acidentes, de crianças com até um ano no Brasil. Os casos podem ser consequências de diversos fatores, entre eles a obstrução mecânica das vias aéreas, quando o bebê engasga com líquidos, alimentos ou pequenos objetos.

Nos siga no Google Notícias