A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

10/02/2011 14:10

Artuzi diz que quer voltar a ser candidato

Paulo Fernandes

Em Campo Grande, ex-prefeito caminha como um cidadão anônimo.

Prioridade de Artuzi é provar a inocência(foto: Adriano Hany/Campo Grande News)Prioridade de Artuzi é provar a inocência(foto: Adriano Hany/Campo Grande News)

Ainda usando as roupas simples que o acompanharam mesmo na época em que foi prefeito da segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul, Ari Artuzi concedeu entrevista nesta quinta-feira ao Campo Grande News em uma calçada, na rua 13 de Maio, em frente a uma loja, próximo ao cemitério Santo Antônio, na Capital.

Ele disse que ainda sonha em voltar para a política e concorrer a cargos públicos, mas que primeiro quer provar a inocência nos processos a que responde por fraude em licitações e pagamentos de propinas a vereadores.

Apontado como protagonista do esquema milionário, Ari Artuzi anda pelas ruas de Campo Grande como um anônimo. Quando a reportagem chega ao local marcado, o ex-prefeito já aguarda na calçada, sozinho, andando de um lado para o outro. É um cidadão comum, ansioso para dar mais uma entrevista. E desta vez, não se importa de ser gravado.

Ele veio a Capital para falar com o advogado Carlos Marques. Quem leva o ex-prefeito ao escritório é um amigo, que dirige um carro popular. “Nem carro eu tenho”, lamenta.

Todos os bens de Artuzi estão apreendidos e as contas foram bloqueadas. Para o ex-prefeito, as apreensões foram injustas, pois o patrimônio, segundo ele, foi adquirido antes de ele ser eleito prefeito.

Além de propriedade rural, Ari Artuzi contou que chegou a ter três carros Uno e uma Van, mas que vendeu os veículos. “Os veículos eu comprei quando era deputado, com desconto em folha”, diz. “Todas as coisas que foram apreendidas são coisas que eu tinha de antes [de ser prefeito]”. Artuzi diz ainda que deve hoje R$ 140 mil para uma instituição bancária.

O ex-prefeito Ari Artuzi mostra as mãos calejadas e a marca de uma suposta mordida de um porco, consequência, diz ele, de sua nova vida.

Trabalho na lavoura: Ari Artuzi mostra ferimento que teria sido provocado pela mordida de um porco (foto: Adriano Hany/Campo Grande News)Trabalho na lavoura: Ari Artuzi mostra ferimento que teria sido provocado pela mordida de um porco (foto: Adriano Hany/Campo Grande News)

“Eu trabalho na lavoura, eu trabalho em qualquer coisa. Eu vendo queijo, tiro leite, trabalho de tratorista, trabalho com o que tiver que trabalhar. Corto pasto com trator. Não tenho preguiça, não sou vagabundo, sou trabalhador. Nunca roubei nada de ninguém. Nunca peguei nada de ninguém. Até aqueles R$ 10 mil que estão me acusando é de um terreno que eu tinha vendido”, afirmou.

Artuzi se refere à gravação feita durante a Operação Uragano, da Polícia Federal, feita pelo então secretario de governo, Eleandro Passaia, que atuou como agente infiltrado. No vídeo, o então prefeito, acomodado em uma cadeira, dessas de varanda, usando calça comprida e chinelo de dedo, recebe várias cédulas de dinheiro.

Ari Artuzi diz que tem muitos amigos que o ajudam, que levam arroz e carne para o sítio em que ele mora. A comida é acompanhada de limonada. E os limões são espremidos pelo próprio ex-prefeito. Ele tem mulher e duas filhas.

Ele faz questão de lembrar da origem humilde; afirma que perdeu o pai quando tinha 14 anos e que veio do Rio Grande do Sul com “uma malinha de viagem”. “Sempre trabalhei. Não sou malandro”, diz. E repete, como um mantra: “não sou malandro, não sou malandro”.

Futuro – O ex-prefeito aposta em um recomeço e sabe que para isso tem pela frente a difícil missão de provar que é inocente das acusações de corrupção na Prefeitura.

“Vou provar que sou inocente e que as gravações do Passaia são falsas. É tudo sem-vergonhice. Primeiro provo. No futuro, posso ser candidato”, diz.

Sobre qual cargo político ele gostaria de disputar, ele responde com duas palavras: “qualquer um”. Artuzi não teve os direitos políticos cassados.

O ex-prefeito afirmou também que acredita continuar filiado ao PDT. “Acho que estou filiado ao partido. O Dagoberto [Nogueira, ex-deputado] e o Zeca [do PT, ex-governador] foram se aparecer e falaram merda sem saber”, disse.

Artuzi prevê também que haverá uma grande reaproximação política em torno dele. “Algumas pessoas se afastaram, mas elas vão voltar. Antes do que vocês esperam”, disse.

Artuzi veio a Campo Grande para falar com o advogado Carlos Marques(foto: Adriano Hany/Campo Grande News)Artuzi veio a Campo Grande para falar com o advogado Carlos Marques(foto: Adriano Hany/Campo Grande News)

Presente- Durante os 20 minutos em que conversou com a reportagem, Artuzi disse que Dourados está abandonada e contou sobre a expectativa que ele tem para o mandato do prefeito eleito Murilo Zauith (DEM).

“Com dois meses que era prefeito, estava recapeando as ruas. Eles ficaram cinco, seis meses e não tamparam buraco”, afirma

Ele diz ainda que assinou contrato para 5.000 casas com a Caixa Econômica Federal, mas que depois de ele ter sido preso nenhum outro contrato foi assinado.

Artuzi também diz que Dourados perdeu investimentos federais. “A minha cidade perdeu muito com isso, com tudo o que aconteceu. Ela perdeu o projeto do Córrego Barragem, R$ 84 milhões, eles não deram conta de fazer o projeto técnico. O projeto base quem tinha feito era eu. Saiu o dinheiro pelo projeto que nós tínhamos em Brasília. Nós tínhamos quatro projetos: o Barragem, o Laranja Doce, um projeto lá no Jóquei e a abertura da Weimar Torres e arranjamento até o final de R$ 33 milhões. Eu tinha 4 projetos já pré-selecionadas. Um chegou a sair e os outros não deram conta”, disse.

Na área de Saúde, segundo Artuzi, no PAM (Pronto Atendimento Médico) havia oito médicos quando ele era prefeito. “Hoje, tem um ou dois”, diz. Ele diz ainda ter equipados os hospitais.

No último domingo (6), Artuzi foi um dos 70.906 eleitores que votaram em Murilo Zauith. O ex-prefeito acredita que o democrata concluirá todas as casas contratadas com a Caixa e dará andamento a projetos em Brasília.

“As famílias que vão ganhar as casas são minhas amigas. As pessoas mais humildes são minhas amigas”, afirma.

Passado – Artuzi foi preso no dia 1º de setembro de 2010 com o vice-prefeito Carlinhos Cantor, o presidente da Câmara Municipal de Dourados Sidilei Alves e mais oito dos 12 vereadores, e com quatro secretários municipais, o procurador do município, a primeira-dama, empreiteiros, prestadores de serviço e servidores públicos.

Com a linha sucessória em frangalhos, o juiz Eduardo Machado Rocha assumiu como prefeito interino.

Em dezembro, a Justiça determinou o bloqueio de R$ 34 milhões em bens do ex-prefeito e de outros 45 réus em ação por improbidade administrativa.

O prefeito permaneceu preso até o final do ano passado, quando renunciou ao cargo. Ele diz que tomou a decisão para que a população pudesse escolher um novo prefeito.

Provas ilegais - O ex-prefeito de Dourados defende a tese de que as provas contra ele são ilegais. Ele diz que apenas um policial poderia fazer as gravações e que elas não poderiam ser feitas em qualquer lugar.

“Tem que ser policial para gravar. Segundo: quando o juiz manda gravar alguém (...) tem que ter local. Terceiro: o crime maior quem cometeu foi o Passaia. Se ele deu dinheiro para alguém, onde ele arrumou, quem deu dinheiro para ele?”. Ari Artuzi diz ainda que os vídeos sofreram montagem.

Artuzi espera 2h por atendimento e não encontra remédio em posto
Ele procurou a emergência após ter mão mordida por um porcoAcusado de comandar um esquema de desvio de dinheiro, principalmente no setor de saúde, o...
Quanto mais reforma demorar, mais dura será correção, diz ministro
Caso o governo não consiga aprovar a reforma da Previdência ainda este ano, conseguirá em 2018, disse hoje (11) o ministro do Planejamento, Dyogo Oli...


EU NÃO CONSIGO ENTENDER. LEIO AS MATERIAS(Em dezembro, a Justiça determinou o bloqueio de R$ 34 milhões em bens do ex-prefeito e de outros 45 réus em ação por improbidade administrativa. ) ELE TINHA OU TEM PARTE DESTA FORTUNA, ESSE VALOR E PREMIO DA MEGA SENA.......ONDE ESTA??????,
ELE NÃO GUARDOU NADA EM BAIXO DO COUCHÃO...........NÃO ENTENDI .....O INOCÊNCIA MINHA.....
 
Paulo Duraes em 18/02/2011 05:26:30
Ola eu acho que vc naum ganha nem pra presidente de bairro mais.
 
alziro junior em 11/02/2011 12:15:24
Facil é acusar, dificil é trabalhar como o artuzi trabalha, facil é armar as coisas em vespera de eleições, dificil é governar nossa grande Dourados como Artuzi governava (Artuzi grande prefeito, prefeito com P maiusculo) uma vida voltada para dourados.
 
Alexandre Prado em 11/02/2011 12:03:07
Seria um absurdo ter um cidadão desse tipo novamente na política. Deixou a cidade um caos total e ainda que voltar para a política... é uma vergonha
 
Fabiane Loraschi em 11/02/2011 11:42:41
ARTUZI PREVÊ DIAS MELHORES PARA DOURADOS: - Essa foi boa! Pior do ele deixou, é obvio que Dourados só tem a melhorar.
 
JOSE BATISTA em 11/02/2011 11:36:33
É triste ver como a ganancia corrompe o carater de um ser humano. Esta pessoa que teve sua origem humilde e certamente teve uma vida dificil, não resistiu as ofertas e tentações dos bandidos que rondam o poder publico e formam as teias do poder.
Tinha tudo para ser um representante legitimo de um povo sofrido, que acreditou em um dos seus, e fracassou.
Infelizmente acontece com a grande maioria!!!
 
Fabio Nogueira em 11/02/2011 10:39:27
Se morasse em Dourados com Certeza Votaria nele!! Tem Cheiro de Armação ai...
 
Djenco Brito em 11/02/2011 09:59:37
Karakas!!!!! quanta gente revoltada, calma!!!! até as eleições voces ja esqueceram tudo isso. Os que voce escolheu nas eleições passada não tem muita diferença deste que já quer ser candidato de novo, voce se lembra em quem voces votou e o que eles está fazendo para modificar esse cenário de comédia que é a política brasileira. "Quando mudarmos nós mesmo, o mundo mudará junto conosco." (loko)
 
luiz santos em 11/02/2011 09:30:29
Gente não julga as pessoas sem ter prova eu não duvido nada que tudo isso seja uma armação dos grandões da politica esse Passai deve ser pau mandado pois com isso só teve benefico para ele proprio vamos ver qual o cargo politico ele vai ter daqui uns dias.
 
Carlos Medina em 11/02/2011 09:20:19
não vou me assustar em um futuro não muito distante ver este cidadão de novo na pilitica. o povo tem memoria muito curta.
 
carlos pinzan em 11/02/2011 08:40:34
quando vc ver um politico envolvido em tantos escandalos e acusaçoes, pode ter certeza ele e inocente.....kkkkkkk
 
fabiano arcanjo em 11/02/2011 06:24:33
não acredito em nada que este cidadão falar, ele mente discaradamente, achando que as pessoas são bobas, munca teve respeito e postura de representante do povo, e nunca tera, o lugar dele e junto dos porcos, o que e lamentavel para os porcos
 
Emilio Carlos Silva em 10/02/2011 09:58:50
Chega a ser cômico. Arrebentou com a cidade e quer voltar a ser candidato. Isso é uma palhaçada e o pior de tudo é que ainda tem ingênuo achando que esse crápula é inocente. Acorda douradense, preste atenção judiciário, ministério público e polícia federal ele quer desqualificar o honrado trabalho de combate a corrupção na prefeitura de Dourados feito por essas instituições. Professor Ribeiro Arce. E-mail: ribeiroarce@gmail.com
 
Ribeiro Arce em 10/02/2011 08:58:05
Essa reportagem é uma comédia, como todo bandido diz "doutor sou inocente" é incrivel como na cadeia não tem ninguem culpado.

Espero que esse cara nunca mais volte a disputar cargo algum, e que se um dia ele chegar a ganhar denovo, as pessoas que votarem nele sofram em dobro por tudo que ele fez.

Não tem bandido pior do que politico corrupto é a origem de todo mal.
 
Leandro Amaral em 10/02/2011 07:20:19
DEIXA O ARI ARTUZI EM PAZ, CERTAMENTE ELE QUE DERROTOU O PODER POLÍTICO INSTALADO NA CAPITAL (Governador, Vice, Londres Machado e seus asceclas), SÓ PODERIA ESPERAR O QUE ACONTECEU. BEM LEMBRADO QUE O PASSAIA NUNCA APRESENTOU GRAVAÇÃO DO CORRUPTOR. COMO PODE ISSO? E O MURILO QUE ENXOTADO POR DUAS VEZES CONSECUTIVAS NAS URNAS, DEPOIS DA PRISÃO DO ARI, SURGIU COMO CANDIDATO ÚNICO. É DEMAIS. FIQUEM DE OLHO EM MAIS ESSE ALIENÍGENA.
 
Rinaldo Ribeiro em 10/02/2011 06:50:44
É muito hilário ter que ler essa reportagem, onde Artuzi se diz inocente e pior ainda essas pessoas que acreditam em sua inocência e ainda dizem que votam nele,bem que falam que o povo tem memória curta.
Se ele fala que aquele dinheiro que apareceu em rede nacional era um dinheiro da venda de um terreno porque ele não apresentou a escritura de venda.
O trabalho dignifica o homem, e bom ele trabalhar um pouco para ver como as pessoas mais carentes sofrem sem uma saúde adequada.
Se os videos sofreram montagem foi muito bem feito ou será que ele tem um irmão gêmeo???rsssrsrsrsrsrsrs

 
danielle rogina em 10/02/2011 06:21:43
Não acredito em politico que seja santo, porém um juiz que determina a execução de uma investigação por pessoa não revestida de direito (policial), podera transformar-se tudo em presunção.(provas fabricadas) por terceiros, sem a fé Publica. Os politicos adoram tal procedimento,e a justiça sabe disso, portanto eles sempre voltam ao poder
 
ATILIO V. GUEDES em 10/02/2011 06:10:26
REALMENTE ALGUMAS COISAS QUE ELE DIZ TEM NEXO, ACREDITO QUE QUEM GANHOU MAIS NESSE EPISÓDIO FOI O TAL DO PASSAIA, POIS SE ELE GRAVOU TUDO ISSO, FOI A MANDO DE ALGUÉM, MAS DE QUEM? ESSA É A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR, UMA COISA É CERTA SOZINHO O TAL DO PASSAIA NÃO ESTÁ. É NO MÍNIMO ESTRANHO, ESSE MURILO JÁ PERDEU DIVERSAR VEZES AS ELEIÇÕES PRA PREFEITO DE DOURADOS, E JUSTAMENTE DEPOIS DESSE EPISÓDIO ELE SE CANDIDATA, SÓ DESSA MANEIRA PRA GANHAR, POIS TODAS AS VEZES QUE DISPUTOU PERDEU. E ELE É ALIDADO DE QUEM. ACORDA DOURADENSES. PENSEM SÓ UM POUQUINHO, NÃO PRECISA SER MUITO INTELIGENTE PRA PERCEBER.
 
Milton Martins em 10/02/2011 05:52:28
ELE NÃO ROUBOU!!!!!!! SO PEGOU EMPRESTADO....... COITADINHO...QUANDO VOLTAR PRA PREFEITURA, ELE DEVOLVE.... AGORA, SE O POVO DOURADENSE TIVER CONSCIÊNCIA, MANDA ESSE CAMARADA PRA ROÇA!!!
 
gisele rodrigues em 10/02/2011 05:37:46
É, fazer o que, o povo é troxa mesmo, capaz que ele se re-eleja.
 
maximiliano nahas em 10/02/2011 05:25:50
Artuzi, você já foi pra roça! Portanto, é melhor você continuar na roça cuidando de porcos e galinhas. Porque senão, você corre o risco de voltar a ver o sol nascer quadrado.
 
Paulinho Barbosa em 10/02/2011 04:43:23
VAI BANDO DE ........TROUXAS DEPOIS ELE PASSA A PERNA NE VCS DE NOVO...AI NAO ADIANTA CHORAR LAGRIMAS DE CROCODILO....FICA ESPERTO POVO DOURADENSE A VIDA DE VCS NAO VALE UM SACOLÃO ..NAO......VALE MUITO MAS VE SE VCS SE DAO VALOR...E HONRA SEU VOTO
 
eliane santos em 10/02/2011 04:25:00
É infelizmente Josivaldo, o povo brasileiro tem a memória curta, quando vemos os comentários de pessoas que acham depois de todas as provas que este "senhor" é inocente, por isso que o país está deste jeito, com políticos que só pensam no próprio bolso, ignorando as necessidades da população. Acordai povo brasileiro.
 
marivane cavalcanti em 10/02/2011 04:14:15
Quem ve o homem falando fica até com pena, tira leite, trata os porcos, rossa com trator... e o povo acredita! se o color voltou, com artuzi não sera diferente ja ja vai estar no meio politico, exerscendo mandato, e embolsando o dinheiro suado dos contribuintes...infelizmente é assim que funciona a justiça do Brasil.
 
Joao alves em 10/02/2011 04:02:07
O Ari pode até ser culpado mas o Passaia também deve ser investigado. Basta prestar atenção no fato de que ele em todas as gravações aparece dando dinheiro a alguem, porque ele não filmou as pessoas que passavam o dinheiro a ele para que corrompessem os vereadores e o prefeito. Certamente porque quem deu o dinheiro tinha a finalidade de tirar o homem da prefeitura. Ademais só falam do Artuzi e os vereadores e o povo que comprou licitações, vendeu remédio superfaturado, cadê? tanto é ladrão aquele que rouba quanto aquele que segura a escada.
 
Adilar Jose Bettoni em 10/02/2011 04:01:43
Fernando Collor de Melo é o professor, Artuzi é apenas o aluno. Se deu certo com um, vai dar com outro. Brasil, um país de tolos!
 
Josivaldo Marques em 10/02/2011 03:32:00
eU ACREDITO NO ARI ARTUSI E VOTO NELE DE NOVO COM TODA MINHA FAMILIA..ISTO AI QUE ACONTECEU E UMA GRANDE ARMAÇÃO
 
ARLINDO TORRES em 10/02/2011 03:32:00
Já em frente a um cimitério o Artuzi, aquele que em pose de desprezo, olhava pro maço de dinheiro, ex prefeito diz que é inocente! Vamos esperar que esse aí nunca mais volte a vida pública pois tem razão, Dourados melhorou,depois de sua saida.Só pela acusações, pelos flagrantes recebendo dinheiro, já deveria enfiar a cara num buraco do rato. E ainda quer voltar, achou a formula de ganhar dinheiro facil porque é corruptivel.Porque será que o porco queria comer um pedaço de seu dedo,hein?
 
samuel gomes-Campo Grande em 10/02/2011 03:14:48
Eu voto nele.
 
mateus cristiano em 10/02/2011 02:56:19
Dourados não merece este sujeito, que se diz inocente, depois de todas as denúncias constatadas em rede nacional. Ele deve achar a população douradense muito "burra", de achar que pode se eleger novamente.Deus, perdoai-o, ele não sabe o que diz.
 
marivane cavalcanti em 10/02/2011 02:48:01
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions