ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Política

Arroyo entra com recurso para TJ revogar liminar sobre vaga no TCE

Aline dos Santos | 08/01/2015 11:55
Arroyo quer que justiça valide sua nomeação para o TCE. (Foto: Marcos Ermínio)
Arroyo quer que justiça valide sua nomeação para o TCE. (Foto: Marcos Ermínio)

A batalha jurídica por uma vaga no TCE (Tribunal de Contas do Estado) ganhou mais um capítulo. Ontem, o deputado estadual Antônio Carlos Arroyo (PR) entrou com agravo regimental no TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul). O recurso é para que o tribunal revogue a liminar que resultou na suspensão da nomeação do parlamentar para a corte fiscal.

A defesa do deputado pede a revogação imediata da liminar, concedida em 25 de dezembro pela desembargadora Tânia Garcia de Freitas Borges, e a posse de Arroyo no TCE. O recurso ainda pede que os conselheiros Iran Coelho das Neves, Marisa Serrano, Ronaldo Chadid e Waldir Neves sejam excluídos do processo. A defesa alega que todos são partes ilegítimas, pois não possuem qualquer direito próprio atingido.

O recurso tramita no Órgão Especial do TJ, com relatoria do desembargador Sideni Soncini Pimentel. Ao acionar o Judiciário, o TCE e os quatro conselheiros alegaram que foi montado um processo paralelo e nulo para acelerar a aposentadoria de José Ricardo Cabral, então presidente do Tribunal de Contas.

Enquanto o processo administrativo estava parado no TCE, Cabral, após pressão política, assinou a própria aposentadoria e remeteu ao governo do Estado, abrindo caminho para indicação e nomeação de Arroyo.

Os argumentos foram aceitos pela justiça, que deu liminar cassando a nomeação. Em seguida, o governo do Estado recorreu ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) para derrubar a decisão.

Briga no tribunal - Contudo, com a troca de governador, o Poder Executivo estadual solicitou a desistência da ação no dia 2 de janeiro. A intenção é que a decisão final fique na esfera da justiça estadual.

Entretanto, a Assembleia Legislativa pediu para fazer parte do processo no STJ, solicitando que não fosse homologada a desistência. A postura levou à reação da PGE (Procuradoria-Geral do Estado) e do TCE.

“A Assembleia Legislativa não é parte no processo, não há conflito de interesse algum. Portanto o caso era de desistência porque a Assembleia Legislativa não é parte no processo, não faz parte dessa briga e não pode ser usada para fins particulares”, afirma o advogado Ary Raghiant Neto, que representa o TCE nas ações.

Caso a suspensão da nomeação seja mantida, o novo conselheiro será indicado pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Histórico - O pedido de aposentadoria de José Ricardo foi feito em 25 de novembro, mas até o dia 15 de dezembro não tinha sido remetido pelo tribunal ao governador do Estado, a quem cabia indicar o sucessor na corte fiscal.

No dia 15 de dezembro, José Ricardo, que ocupava a presidência do TCE, assinou a própria aposentadoria, após ter recebido visita do presidente da Assembleia Legislativa, Jerson Domingos (PMDB); do então procurador-geral do Estado, Rafael Coldibelli Francisco; e Arroyo. O processo foi acelerado para que a indicação fosse feita ainda na gestão de André Puccinelli (PMDB).

No dia seguinte, 16 de dezembro, o decreto de aposentadoria de José Ricardo foi publicado no Diário Oficial do Estado. Horas depois, a Assembleia recebeu decreto legislativo do governo com a indicação de Arroyo.

A aprovação veio no dia 18 de dezembro. Neste mesmo dia, o Tribunal de Contas, que já havia apontado a nulidade do procedimento, fez sessão extraordinária anulando a aposentadoria de José Ricardo. No dia 24 de dezembro, Arroyo foi nomeado conselheiro do TCE.

Nos siga no Google Notícias