ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Política

Assembleia entra tarde na apuração de Aquário, após morte de 83% dos peixes

Aline dos Santos e Leonardo Rocha | 12/06/2015 10:46
Peixes quando ainda estavam vivos, no dia 25 de novembro de 2014. (Foto: Marcelo Calazans/Arquivo)
Peixes quando ainda estavam vivos, no dia 25 de novembro de 2014. (Foto: Marcelo Calazans/Arquivo)

Milionária, a obra do Aquário do Pantanal deve ganhar na próxima semana uma terceira comissão de fiscalização. Executado desde 2011 no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, o projeto despertou só agora o interesse da Assembleia Legislativa e cinco deputados vão integrar a equipe de vistoria, criada oficialmente hoje. O problema é que o grupo surge quando 83% dos peixes comprados pelo governo passado já estão mortos, por conta do frio.

Surge em momento de novas denúncias sobre o projeto. Relatório da empresa Anambi, responsável pelo manejo dos peixes que irão para o aquário, aponta que desde novembro de 2014, 10.160 peixes morreram, 80% deles por conta do frio, 10% de doenças e 10% já no transporte da carga viva.

A explicação é de que a variação de temperatura da água atingiu, principalmente, as espécies amazônicas, asiáticas, africanas e australianas. Também houve surto de bactéria "de origem desconhecida" o que resultou "na perda de lotes inteiros em período inferior a 24 horas".

O comunicado foi entregue no dia 5 de maio deste ano, em resposta a ofício encaminhado pela Fundect (Fundação de Apoio e Desenvolvimento de Ensino e Ciências e Tecnologia).

Nesses quatro anos, o “guardião” foi o TCE/MS (Tribunal de Contas do Estado), que monitora a execução da obra desde o início.

A segunda comissão foi criada em 6 de janeiro pelo atual governo, que verifica de custos da obra ao contrato de repasse do empreendimento para a iniciativa privada. Contudo, os deputados que participarão do novo grupo defendem a necessidade de mais controle.

“Essa comissão vai ser importante porque seremos os representantes da população para saber quanto foi gasto até o momento, fazer o acompanhamento diário da obra, ter todas as informações sobre contratos com as empresas. Até para saber se estão batendo os dados com o que foi nos passado. Além de participar das decisões do governo sobre manutenção, funcionamento, situação dos peixes, obras e prazo de entrega”, afirma o deputado estadual Márcio Fernandes (PTdoB).

Para o deputado Ângelo Guerreiro (PSDB), uma atuação mais efetiva ajuda a esclarecer a sociedade. “Os parlamentares têm o direito de ter todas as informações sobre o andamento da obra, até para que tenha conteúdo embasado e possa repassar a população, que sempre questiona sobre os gastos e quando a obra será finalizada”, salienta.

Plural - Neste ano, o Aquário do Pantanal ganhou comissão especial para vistoria de custos. A auditoria vai analisar, avaliar e concluir sobre a legalidade do contrato de concessão, dos contratos em geral, dos custos das estruturas de engenharia e segurança da obra e do projeto de bioeconomia, contratos pelo governo André Puccinelli (PMDB).

O pente-fino começou em 6 de janeiro deste ano, logo que Reinaldo Azambuja governo assumiu o comando do Estado. Após 90 dias, foi prorrogado por igual período em abril. Desta forma, o novo prazo termina em 7 de julho.

A equipe é plural, com representantes de secretarias e entidades. Do Estado, participam membros das secretarias de Governo e Gestão Estratégica, Infraestrutura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico e Procuradoria-Geral do Estado.

As outras vagas são do MPE (Ministério Público do Estado), TCE (Tribunal de Contas do Estado), Crea/MS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) e CAU/MS (Conselho de Arquitetura e Urbanismo). No total, o custo do Centro de Pesquisa e de Reabilitação da Ictiofauna Pantaneira, nome oficial do aquário, deve atingir R$ 230 milhões. A previsão inicial era gastar R$ 87 milhões.

Nos siga no Google Notícias