ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  04    CAMPO GRANDE 30º

Política

Ato que reprovou prestação de contas de ex-prefeito é suspenso liminarmente

José Antônio Assad administrou Ladário entre 2009 e 2016 e teve contas do primeiro ano rejeitadas pelos vereadores

Nyelder Rodrigues | 26/09/2020 18:46
José Antonio Assad vai concorrer ao seu terceiro mandato (Foto: Reprodução)
José Antonio Assad vai concorrer ao seu terceiro mandato (Foto: Reprodução)

Decisão em caráter liminar da Justiça Estadual suspendeu o ato da Câmara Municipal de Ladário - cidade localizada a 418 km de Campo Grande - que reprovou no ano passado as contas referentes ao ano de 2009 da prefeitura local, na época sob a gestão de José Antônio Assad e Faria, que concorre ao cargo novamente este ano.

Prefeito entre 2009 e 2016, por dois mandatos, Faria diz que enviou sua prestação de contas ao TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul), sendo que todas elas foram aprovadas. Contudo, a referente ao seu primeiro ano como chefe do Executivo ladarense foi reprovada pelos vereadores da cidade.

Na análise judicial, feita pela Vara de Fazenda Pública e de Registros Públicos de Corumbá, são percebidas algumas falhas no processo de verificação das contas pela Câmara, sendo apontado, por exemplo, falta de sincronia cronológica.

"Afigura-se flagrante, pois, a irrazoabilidade dos prazos exercidos pela Comissão, na medida em que o autor até naquele momento nem ao menos teve acesso ao procedimento", consta em parte da decisão judicial, deferindo o pedido de suspensão da reprovação de contas em caráter liminar devido ao perigo de dano ao "resultado útil do processo".

A defesa de José Antônio acredita que, devido aos problemas apontados, a anulação deve acontecer de forma definitiva. A reprovação de contas não tornaria o candidato inelegível, mas sua equipe acredita que tal situação poderia ser usada contra ele na campanha.

Tendo o peessebista Emerson Valle Petzold, o Neninho, como vice, José Antônio vai disputar a eleição deste ano pelo PSDB, coligado também ao PSD. Sua candidatura foi registrada ao lado de mais seis candidatos - Andréa Sampaio (Cidadania), Cristiane Verlaine (PSL), Helder Botelho (Avante), Iranil Soares (DEM), Munir Sadeq (MDB) e Raquel do Prado (PT).

Nos siga no Google Notícias