A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

23/10/2012 22:00

Bernal admite conversa, mas nega pedido de dinheiro a empresário

Candidato contratou perícia, que indica montagem de diálogo dele, ocorrido em restaurante

Fabiano Arruda, Marta Ferreira e Gabriel Neris

O candidato do PP à Prefeitura de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), admitiu ter tido um encontro, três meses atrás, com um empresário disposto a colaborar com a campanha, ocorrido no restaurante Franz Café, mas negou que tenha pedido ou recebido dinheiro para o interlocutor. Foi a resposta dada ontem pelo candidato a um vídeo que circula na internet, mostrando uma suposta negociata de Bernal envolvendo dinheiro de campanha, inclusive com o recebimento de R$ 200 mil por debaixo de uma mesa.

"Houve um bate-papo, mas aquilo lá foi montado para nos prejudicar", limitou-se a dizer. Ele não disse quem é o empresário, nem explicou o teor da conversa. No vídeo, de um minuto e quarenta segundos, uma voz que Bernal não negou ser a sua, afirma ao interlocutor que o custo da campanha é de R$ 15 milhões, mais que o dobro do valor registrado na Justiça eleitoral, de R$ 7 milhões.

A conversa contida no vídeo é sobre o apoio de um grupo político interessado em eleger Bernal. No fim, na voz do interlocutor, é informado o repasse de R$ 200 mil de um total de R$ 300 mil, por debaixo da mesa.

Da forma como mostra o vídeo, a situação configuraria recebimento de dinheiro não declarado, o que é proibido pela lei eleitoral.

Bernal divulgou laudo do IPC (Instituto de Perícias Científicas), contratado pelo candidato, apontando que houve edição da conversa entre o "contratante", no caso ele, e outra pessoa, não identificada. Não houve pedido ao Instituto em relação à identificação da voz.

O assunto esquentou a reta final da campanha e foi o tema do dia na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Vereadoores e também no horário eleitoral.

Marquinhos Trad (PMDB), por exemplo, reconheceu que o vídeo pode ter sido editado, porém, disse que não há dúvida de que a voz é de Bernal e questiona as declarações do candidato do PP.

O candidato do PP afirmou que pediu investigação da Justiça e à Polícia sobre os responsáveis pela gravação.



MESMO COM MUITAS PROVAS A RESPEITO DO CARATER DESTE CARA DE PAU DO BERNAL , TEM MUITA GENTE QUE É IGUALZINHO A ELE E VAI VOTAR NO CARA
 
Ely Monteiro em 25/10/2012 20:40:52
NESTA BRIGA PELA MAQUINA DE FAZER RIQUEZA, NINGUÉM É SANTO.
ESTAMOS CARECA DE SABER. É COM PARCERIA E MUITO DINHEIRO QUE SE GANHA O PODER, SÓ VOLTAR NO PASSADO TEMOS EXEMPLO . OU ESTOU ENGANADO POLITICO VIROU SANTO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
RUBENS ALVARENGA em 24/10/2012 21:10:57
Uma coisa é certa no vídeo, a voz é do Bernal, ele confirma ate o encontro o que só não é verdade o motivo do encontro? sei eu tbém já não acredito em papai noel a muiiiito tempo.
 
Fernanda Carrilho em 24/10/2012 13:07:39
acreditei no primeiro video la e dei credito para o 11 agora não..........to fora, ele não é santinho nada
 
clara marins em 24/10/2012 11:43:06
Meu Deus...Papai Noel não existe??? Qual político que não faz isso minha gente??? Infelizmente é essa a realidade...uns fazem mais...outros menos...outros mais bem escondidos...outros menos...e outra...esse camarada...quanto mais bater mais vai subir nas pesquisas...o povão gosta de votar naquele que estão batendo!!!!
 
João M Souza em 24/10/2012 11:41:28
Decididamente o povo de Campo Grande é burro! Se há uma gravação, se a voz é do Bernal, se o prórpio admite que houve uma conversa em um bar, por que a gravação é falsa? Porque fala em dinheiro? O que trocavam por baixo da mesa? Coringa?
São perguntas que não querem calar. E só não responde quem não quer ver, nem entender.
GIROTTO 15!
 
Jéssica Santos em 24/10/2012 11:28:54
O campo grande news está sendo o mais imparcial dos jornais eletrônicos, parabens!!!, estou com bernal, creio que o PMDB jamais vai querer perder o poder em ms, a voz é de bernal, mas com conteúdo editado para incrimina-lo, o povo já sabe o que quer, não tolero essa política baixa.
 
joão ferreira em 24/10/2012 10:45:32
Vídeo mal feito e editado .... não precisa ser profissional p/ ver os erros grosseiros.
Sem ser inocente viu, não acredito em políticos.
 
Silvia Ribeiro de Brito Brasil em 24/10/2012 10:41:59
Tem que explicar, é óbvio! Deve explicações, primeiramente a seus eleitores! Isso demonstraria respeito às pessoas de bem!
 
naura stella rodrigues santana de resende matiussi em 24/10/2012 10:03:01
agora o candidato que fala bonito assumiu que e dele a voz, ate ontem negava tudo, acorda Campo Grande ta na cara que ele nao esta sozinho, tadinho dele fez a campanha com 02 unos e 2 kombi, nao tinha dinheiro pra nada kkk deve ser montagem.
 
ester oliveira em 24/10/2012 10:01:42
Não sou Giroto e nem Bernal, mas o comentário do colega semi-analfabeto abaixo (Lenine Ferreira) demonstra como o povão escolhe seus representantes. Torcem como se fosse time de futebol.
 
Bruno Nodes em 24/10/2012 10:01:04
cade a policia para fazer essa pericia, por que os nardoni contrataram a pericia, mas o que valeu foi da policia e foi condenado culpado. agora esse bernal fica nessa conversa fiada vamo policia cade a justiça de provar a verdade. O STF admiro muito Sr Joaquim ele não tem medo ele acusa quem é corrupto dessas pessoas que o Brasil precisa para comandar a Presidencia da Republica.
 
nadia lima em 24/10/2012 09:54:32
meus amigos.....está na cara que os dois candidatos são mto fracos, o primeiro é praticamente um pau mandado, não tem voz ativa em nada e pra nada.....o governador por traz...o outro é um coitado que fala mto bonito mas promete uma mudança grande...se olharmos bem para a capital de 16 anos atras..realmente ja mudamos muito....as propostas deveriam ser mais voltadas ..não para a mudança...mas sim para redução de impostos, prioridade total em saúde e segurança....e manutenção da cidade que está entre as mais belas do Brasil....sinceramente é triste ficar indeciso entre esses dois.....
 
GLAUBER MOURA em 24/10/2012 09:44:08
Até hoje nunca recebi benefício da prefeitura de Campo Grande; tudo que foi feito foi por Empresa e eu pagando muito cara para usar. Pago 382,00 por 1 cano de 2 metros do esgoto. Alguém está feliz pagando isso? Alguém é feliz pegando onibus coletivos sem poder fazer opção? Alguém feliz pagando estacinamento na rua sem ninguém cuidando teu carro? Analise!
 
luiz alves em 24/10/2012 09:39:54
O Alcides "Infernal" está dando uma de santinho, de correto pra iludir ainda mais o povo. Acorda Campo Grande!
 
Emerson Camargo em 24/10/2012 09:39:25
eles compram voto mesmo. depois o povo reclama. tem que fazer assimm pegar o dinheiro deles e votar em outra pessoa. o voto é secreto mesmo....
 
marcos dias em 24/10/2012 09:19:45
Fernando Henrique diz que fumou ...MAS NÃO TRAGOU.... logo..Papai Noel existe...kkkkk
 
Rodolfo de Toledo em 24/10/2012 08:52:19
Não sei se esse vídeo procede ou não....Mas convenhamos.. 200 mil reais equivale, em notas de 100 reais, a 2000 (DUAS MIL) notas.... pensa alguém passando isso por baixo de uma mesa...MUITO ESTRANHO!!!
 
luciano farias em 24/10/2012 08:26:01
Se o Bernal admitiu que falou com o dito empresário, se o Marquinhos Trad garantiu que a voz é do Bernal, já é um bom começo para o Ministério Público continuar as investigações. Com tantos vídeos rodando por aí, alguma coisa existe por baixo do tapete do Bernal.
Mas vamos falar de 2º turno. Votem no Giroto 15. Contra o Giroto não existe nenhum vídeo sendo pesquisado.
 
VALDIR VILLA NOVA em 24/10/2012 08:20:34
o povo ainda acha que esta votando em um santo, ignorância..
 
Rafael Santos em 24/10/2012 08:12:21
Alguém pode me falar qual a campanha que não paga com dinheiro de Empresário e dinheiro Público ???? Tenham a santa paciência, inventa outra. Quantos milhões está sendo gasto na campanha do outro candidato? Quem está pagando? ele? Não, dinheiro de alguém. Graças a DEus o povo não á mais bobo.
 
luiz alves em 24/10/2012 08:09:52
Caramba!! mas se ele esta admitindo a conversa, não duvido nada que seja verdade.Só um raciocinio logico,se ele esteve no tal restaurante com o empresario é muita coincidência, e estou a vontade para falar porque não voto em nenhum dos dois,mesmo achando que o povo de Campo Grande esta certo em votar nele para tirar esse grupo comandado por esse governador de MS. Com isso digo, cada dia me convenço mais que devemos mudar urgente esse sistema politico Brasileiro, esse sistema nojento só permite esse tipo de canalhice. voto nuloooooooo!!!!!!!!!!
 
Jair oliveira em 24/10/2012 07:59:17
Desta maneira voces vai ajudar ainda mais a campanha de Bernal, depois desta ele vai crescer mais 8% indo para aproximadamente 76%