ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Política

Câmara amplia transparência e passa a publicar gastos em diário oficial

Legislativo publicou relação com todos os gastos durante o mês de abril de 2017 no Diogrande

Richelieu de Carlo | 26/05/2017 17:35
Vereadores durante sessão no plenário da Câmara. (Foto: Izaias Medeiros/CMCG)
Vereadores durante sessão no plenário da Câmara. (Foto: Izaias Medeiros/CMCG)

Foi publicada no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) desta sexta-feira (26) relação com todos os gastos durante o mês de abril de 2017 da Câmara de Vereadores da Capital. A medida é mais uma etapa do processo que busca dar mais transparência às ações do Legislativo Municipal.

“Estamos buscando uma transparência efetiva”, diz o controlador-geral da Câmara, Ivan Jorge Cordeiro de Souza. “Estamos apenas no começo, buscando aperfeiçoamento em nossa execução orçamentária como preconiza a lei e deixar que o cidadão tenha pleno acesso às informações".

Entre os dados publicados estão pagamento de verba indenizatória a vereadores, compra de lanches para as sessões, tarifas bancárias, contas de água e luz, locação de imóveis para eventos, entre outros. Tudo pode ser conferido a partir da página 19 do Diogrande, clique aqui para ter acesso.

As medidas de transparência da atual legislatura começaram no início deste ano, quando logo nas primeiras sessões foram aprovados projetos que criaram a Controladoria e a Ouvidoria do Legislativo municipal.

Enquanto a Ouvidoria “funciona como um canal de comunicação direto entre as os cidadãos e a Câmara Municipal e instrumento de aproximação com o Poder Legislativo”, nas palavras do seu presidente, João Rocha (PSDB), a Controladoria visa conferir todos os processos de gastos.

“Após todo processo de solicitação de algum serviço, desde o pedido até a assinatura do cheque, sendo finalizado será conferido pela controladoria para verificar ser não há nenhuma irregularidade ou equívoco nos documentos”, explicou João Rocha quando o órgão foi criado.

Apesar de recente, o controlador Ivan Jorge diz que até o momento todas as ações da casa de leis vão ao encontro da transparência. “É pouco tempo de trabalho, mas, se você ver nos atos publicados pelo João Rocha, tudo foi disciplinado com esse objetivo. Nesses 4 meses e 25 dias, o que já foi feito é sem igual e mérito do presidente”.

As ações não param por aí, de acordo com a assessoria da Câmara, mais novidades estão por vir, entretanto, por estarem em fase de implantação, devem ser anunciadas apenas nas próximas semanas.

Nos siga no Google Notícias