ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Política

Câmara aprova medidas para tornar orçamento secreto mais transparente

Como o projeto é uma resolução do Congresso Nacional, o texto deve ser apreciado pelo Senado ainda hoje

Adriano Fernandes | 29/11/2021 20:48
Sessão na Câmara dos Deputados. (Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados)
Sessão na Câmara dos Deputados. (Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados)

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta segunda-feira (29), projeto que prevê aumentar a transparência das emendas de relator-geral do Orçamento – conhecidas como orçamento secreto. O Senadores votarão a proposta em seguida.

O texto aprovado é o substitutivo do senador Marcelo Castro (MDB-PI) ao Projeto de Resolução do Congresso Nacional (PRN) 4/21, que determina um teto para o valor das emendas de relator equivalente à soma das emendas impositivas individuais e de bancada. Isso vai representar R$ 16,2 bilhões no ano que vem, valor próximo das emendas de relator deste ano, com uma dotação de R$ 16,8 bilhões.

A proposta foi aprovada na Câmara dos Deputados por 268 votos contra 31 e 1 abstenção. Fizeram obstrução os seguintes partidos: PT, PSB, PDT, Novo, PCdoB, PV e Psol. A votação nominal dos candidatos a proposta ainda não foi divulgada pela Câmara.

A votação é uma resposta à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que suspendeu a execução das emendas de relator. O STF alega que é necessário dar publicidade e transparência à distribuição dos recursos com base em demandas de parlamentares.

De acordo com o texto aprovado, o parecer preliminar do projeto de lei orçamentária deverá especificar o limite financeiro total, assim como o rol de políticas públicas passível de ser objeto de emendas. O relator-geral poderá indicar a execução das programações a partir de solicitações recebidas de parlamentares, além de agentes públicos ou da sociedade civil.

Senado também vota. 

Como o projeto é uma resolução do Congresso Nacional, o texto precisa ser aprovado pelas duas Casas em sessão conjunta. A expectativa é que, ainda hoje, os senadores apreciem o assunto.

Com informações da Agência Câmara de Notícias***

Nos siga no Google Notícias