ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Política

Câmara decide criar CPI para investigar aumento nas tarifas de energia

Ideia surgiu após reunião na Câmara Municipal entre representantes da Energisa e consumidores que reclamaram dos preços abusivos

Izabela Sanchez e Danielle Valentim | 25/01/2019 12:31
Reuniu uniu representantes da Energisa, Procon, vereadores e consumidores na Câmara Municipal (Foto: Danielle Valentim)
Reuniu uniu representantes da Energisa, Procon, vereadores e consumidores na Câmara Municipal (Foto: Danielle Valentim)

O vereador Valdir Gomes (PP), comunicou, no final da reunião entre a Energisa – concessionária de energia - e consumidores, que ocorreu na Câmara Municipal na manhã desta sexta-feira (25), que a Casa de Leis vai criar uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), para investigar o aumento nas tarifas de energia. O tema, motivado por diversas reclamações, foi discutido durante a reunião.

A promessa, afirmou, é que a CPI seja a primeira atividade parlamentar dos vereadores no ano de 2019. Valdir Gomes, que provocou a reunião desta sexta, declarou que “não vai aceitar a soberania da Energisa”.

Segundo o parlamentar, Ministério Público Estadual, OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso do Sul), Defensoria Pública e Procon (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) municipal e estadual devem auxiliar os trabalhos da Comissão.

Superintendente do Procon estadual, Marcelo Salomão pediu, nesta sexta-feiram que a concessionária de energia Energisa suspenda cortes no serviço. Ele pede que o serviço não seja suspenso ainda que os pagamentos das faturas de dezembro e janeiro – alvo das reclamações – não tenham sido pagas. Ele pede que a empresa não suspenda a energia das casas até que o impasse seja resolvido.

O Procon recebeu em dois dias cerca de 300 reclamações sobre aumento na conta de energia. O número, segundo ele, representa mais de 40%. Uma das reclamações que exemplificam o aumento considerável na fatura é de um consumidor de uma propriedade rural, onde a fatura passou de R$ 600, segundo o morador, para R$ 16 mil.

Representante da Energisa durante a reunião, o coordenador comercial Jonas Ortiz Rudis usou a tribuna para afirmar que não há possibilidade de que a empresa suspenda os cortes de energia nem a taxa de religação – outro pedido manifestado durante a reunião -. O coordenador finalizou que a empresa “ continuará analisando as reclamações”.

Nos siga no Google Notícias