ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Política

CCJ do Senado aprova divisão de ICMS na venda pela internet

Wendell Reis | 09/05/2012 15:17
PEC de Delcídio propõe que o estado que receber a mercadoria fique com 7% do ICMS arrecadado nas operações não presenciais
PEC de Delcídio propõe que o estado que receber a mercadoria fique com 7% do ICMS arrecadado nas operações não presenciais

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (9) a Proposta de Emenda a Constituição 103/11, de autoria do senador Delcídio Amaral (PT), que divide entre os estados de origem e destino o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) nas vendas pela internet. A proposta segue agora para duas votações no plenário. Caso seja aprovada, ela segue para Câmara dos Deputados.

A PEC de Delcídio propõe percentuais provisórios até que a norma seja editada. Assim, o estado que receber a mercadoria ficaria com 70% do ICMS arrecadado nas operações não presenciais. Hoje, estados do Sul e Sudeste, com exceção do Espírito Santo, pagam, na origem, 7% do ICMS correspondente à alíquota interestadual. Já os menos desenvolvidos acabam pagando 12% de ICMS. Além disso, o imposto só é destinado ao estado de origem da mercadoria.

O relator da proposta, senador Renan Calheiros (PMDB), definiu que caberá ao estado do destinatário da mercadoria o imposto correspondente à diferença entre a alíquota interna e a interestadual. A expectativa é de que a PEC contribua para o equilíbrio entre as unidades federativas. Calcula-se que o comércio eletrônico tenha movimentado R$ 18,7 bilhões no ano passado.

O governador André Puccinelli (PMDB) já declarou que pedirá para os senadores solicitarem um período de transição para atender a nova regra de distribuição do ICMS. O governador explicou que é a favor de uma alíquota de 7% para os estados compradores e 2% para os de origem.

Nos siga no Google Notícias