A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

11/12/2008 13:28

CCJ do Senado aprova projeto sobre criação de municípios

Redação

A Comissão de Constituição e Justiça aprovou nesta quarta-feira relatório do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) favorável à proposta de emenda à Constituição (PEC 12A/04) que confirma a criação, a fusão, a incorporação e o desmembramento de 57 municípios.

A PEC foi aprovada no último dia 3 na Câmara dos Deputados e o senador Antonio Carlos Junior (DEM-BA) informou que trabalhará para que a proposta seja votada na próxima semana no Plenário do Senado - última etapa de tramitação - para que a situação desses municípios seja definitivamente regularizada. A proposta livra municípioscomo Figueirão de voltar à condição de distrito e pode garantir a emancipação de Paraíso das Águas (MS).

A proposta já havia sido aprovada em janeiro de 2006 pelo Senado e foi enviada à Câmara dos Deputados, onde foi votada no dia 3 deste mês na forma de uma Emenda Aglutinativa Substitutiva Global. A PEC acrescenta artigo ao Ato das Disposições Constitucionais Transitórias para convalidar os atos de criação, fusão, incorporação e desmembramento de municípios.

Eduardo Azeredo explicou que, a partir da emenda constitucional 15, de 1996, foram criadas restrições à criação de novos municípios, mas mesmo assim municípios continuaram a ser criados sem amparo constitucional. Esses municípios, contou Azeredo, chegaram a realizar eleições e dar posse a prefeitos e vereadores. Mas correm o risco de retroceder à condição de distrito caso a PEC 12A/04 não seja definitivamente aprovada ainda este ano.

A aprovação dessa matéria sana uma lacuna constitucional e reconhece situação que de fato não pode ser retrocedida - afirmou o relator, lembrando que a criação de municípios a partir de 31 de dezembro de 2006 segue tramitação normal prevista em lei.

O senador Antonio Carlos Júnior (DEM-BA) destacou que a proposta acaba com um vazio jurídico e regulariza municípios de porte, como o de Luís Eduardo Magalhães, o que mais cresce na região oeste da Bahia, segundo o senador. Os senadores Valter Pereira (PMDB-MS), Lúcia Vânia (PSDB-GO) e Flexa Ribeiro (PSDB-PA) elogiaram a rapidez de Azeredo em preparar o relatório. A aprovação dessa matéria hoje na CCJ garante a aprovação da proposta no Plenário antes do recesso - destacou Flexa Ribeiro.

O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) destacou que a aprovação da PEC é uma forma de regularizar os municípios e assim evitar "a chamada insegurança jurídica\".

Com isso, não há como dar marcha-ré na criação desses municípios - afirmou Demóstenes. Os 57 municípios em questão foram criados a partir de 1996 e poderiam voltar à condição de distritos em função de uma emenda constitucional aprovada naquele ano.

A EC 15/1996 definiu que a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de municípios serão feitos por lei estadual. No entanto, essa mesma emenda estabeleceu que tudo isso aconteceria "dentro do período determinado por lei complementar". Essa lei ainda não foi aprovada, o que colocou em dúvida a existência dos municípios criados pelas assembléias legislativas.

O caso foi parar no Supremo Tribunal Federal (STF), que reconheceu a demora do Congresso Nacional em editar a lei complementar federal e estipulou prazo até maio de 2009 para que o Congresso aprovasse a norma, de forma que as leis estaduais que criaram municípios continuem em vigor.

O Senado, então, aprovou a PEC 495/06, que regularizou esses 57 municípios. A proposta seguiu para a Câmara dos Deputados e agora retorna ao Senado Federal, onde, depois da aprovação na CCJ, aguarda apenas votação no Plenário. (Informações da Agência Senado)

Assembleia recebe prestação de contas e fará limpeza de pauta antes do recesso
A última semana de trabalho do Poder Legislativo de Mato Grosso do Sul em 2017 será aberta com a audiência pública para prestação de contas do govern...
Assembleia vota prorrogação de adesão a fundo que regula incentivos fiscais
A prorrogação até 30 de dezembro do prazo para que empresas beneficiadas com incentivos fiscais concedidos pelo governo do Estado se inscrevam no Fad...
Governo do Estado investe R$ 9,2 milhões em infraestrutura em Caracol
Caracol vai receber mais de R$ 2,8 milhões em obras a serem executadas pelo Governo do Estado em parceria com a prefeitura e deputados federais e est...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions