ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Política

Cidades que derem destinação correta ao lixo podem receber mais ICMS

Edmir Conceição e Aline dos Santos | 13/09/2011 11:06
Governador André Puccinelli anuncia mais mudanças na distribuição do ICMS Ecológico. (foto: João Garrigó)
Governador André Puccinelli anuncia mais mudanças na distribuição do ICMS Ecológico. (foto: João Garrigó)

Os municípios que derem uma destinação correta aos resíduos sólidos e adotarem um programa de tratamento de lixo compatível com a sustentabilidade podem agregar mais receita com sua inclusão no ICMS Ecològico. A ideia foi anunciada hoje pelo governador André Puccinelli durante audiência pública sobre resíduos sólidos no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo.

Ainda não está definida qual será a forma, se por decreto ou mensagem à Assembleia Legislativa. Mas o rateio do ICMS sofrerá nova alteração, pelo menos na cota de 5% do ICMS Ecológico. O decreto ou lei deve contemplar destinação correta, coleta seletiva e tratamento dos resíduos sólidos. Por outro lado, a queima de metano produzido pelo lixo também pode render créditos de carbono, em uma outra situação.

O ICMS Ecológico é um mecanismo que possibilita aos municípios acessarem recursos financeiros arrecadados pelo Estado a partir da definição, em leis estaduais, de critérios ambientais para a partilha de parte da “quota-parte” que os municípios têm direito de receber como transferências constitucionais. É a compensação pela não exploração de áreas ecológicas ou reservas indígenas ou de proteção.

O Paraná foi o primeiro Estado brasileiro a aprovar o ICMS Ecológico, inicialmente dispondo sobre o tema na Constituição Estadual de 1989. Em Mato Grosso do Sul o ICMS Ecológico foi aprovado em 1994 e regulamentado pela Lei Complementar Estadual n.o 2.193/00.

Nos siga no Google Notícias