ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Política

Com emendas, deputados vão definir relator para pacote do governo

O pacote com quatro projetos segue em tramitação normal e deve ser votado no começo de dezembro

Leonardo Rocha | 11/11/2019 12:28
Pacote vai chegar na CCJR (Foto: Luciana Nassar/ALMS)
Pacote vai chegar na CCJR (Foto: Luciana Nassar/ALMS)

Os deputados vão definir na próxima quarta-feira (13), durante reunião da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), o relator do pacote de projetos do governo, que prevê ajuste fiscal, novo Refis, abertura de prazo ao Fadefe (Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Econômico e de Equilíbrio Fiscal do Estado), assim como o programa da “Nota Premiada”.

Os quatro projetos apresentados pelo governo seguem tramitação normal, já que não foi pedido regime de urgência. O presidente da Assembleia, o deputado Paulo Corrêa (PSDB), disse que passaria por dez sessões (sem antecipar fases) e a expectativa era votar no começo de dezembro.

O líder do Governo, o deputado José Carlos Barbosa (DEM), também adiantou que não havia nenhum pedido para que os partidos “antecipassem” os prazos e que assim os colegas poderiam avaliar com todo tempo necessário, as medidas propostas pela gestão estadual. Na CCJ, um deputado pode ser escolhido para relatar todo o pacote, ou dividir os quatro projetos entre mais parlamentares.

Depois desta fase, caberá o relator apresentar o parecer na comissão, para passar pela primeira votação. Caso não seja arquivado, segue para o plenário da Assembleia, onde será apreciado em duas oportunidades pelos 24 deputados.

Governador entregou projetos aos deputados, na sala da presidência (Foto: Luciana Nassar/ALMS)
Governador entregou projetos aos deputados, na sala da presidência (Foto: Luciana Nassar/ALMS)

Propostas – O governo estadual enviou quatro projetos para Assembleia. O primeiro trata de novo prazo para adesão ao Fadefe (Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Econômico e de Equilíbrio Fiscal do Estado), para incluir as empresas que querem continuar com os incentivos fiscais até 2032, mas não fizeram o cadastro na última edição.

Já o segundo trata do programa “Nota Premiada”, onde por meio de sorteios, os contribuintes poderão concorrer até a R$ 300 mil por mês, ao exigir nota fiscal na hora das compras e contratações de serviços. O terceiro projeto institui um novo Refis para aqueles que possuem dívidas com o governo estadual, em função do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

A quarta proposta possui uma série de ajustes fiscais. Entre eles o aumento do ICMS da gasolina de 25 % para 30%, enquanto que se reduz a tributação do álcool de 25% para 20%. Para o transporte intermunicipal haverá uma queda de alíquota de 17% para 7%. Já no caso do Fundersul (Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário de MS) haverá reajuste (alíquotas) na cobrança das produções de milho, soja e gado.

Ainda neste projeto, também está a anistia para dívidas (ICMS) até R$ 2 mil reais, isenção na cobrança de ITCD (Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação) para beneficiados de moradias populares e reforma agrária, assim como manutenção dos índices para este imposto de 3% (casos de doações) e 6% (transmissão de causa mortis), já que o prazo terminaria no final deste ano.

Emendas - O deputado Renan Contar (PSL) apresentou várias emendas contra o projeto de ajuste fiscal do governo. Ele quer a retirada das mudanças no Fundersul, alegando que está se alterando a “finalidade” do órgão, assim como a modificação das alíquotas.

Também requisitou que seja mantido apenas a redução da tributação do álcool, sem que haja alteração no ICMS da gasolina. Sobre o ITCD pediu que a alíquota de 3% e 6% fique válida apenas até o final do ano, retornando aos patamares antigos em 2020, que era de 2% e 4%.

Nos siga no Google Notícias