A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 24 de Março de 2019

27/10/2018 11:34

Com mais um teste, urnas vão vir de helicóptero para votação paralela

Duas urnas serão trazidas de helicóptero de Ribas do Rio Pardo e Bandeirantes

Aline dos Santos
Com mais um teste, urnas vão vir de helicóptero para votação paralela
Helicóptero vai buscar urnas em municípios do interior. (Foto: Henrique Kawaminami)Helicóptero vai buscar urnas em municípios do interior. (Foto: Henrique Kawaminami)

Véspera do segundo turno das Eleições 2018, o sábado (dia 27) teve sorteio de urnas no TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral) para procedimentos de segurança: auditoria em tempo real e fiscalização paralela.

Duas urnas serão trazidas de helicóptero de Ribas do Rio Pardo e Bandeirantes. Junto a uma terceira, já em Campo Grande, elas serão utilizadas na votação paralela, que acontece amanhã no tribunal, no mesmo horário da votação oficial.

“As cédulas já estão anotadas com o nome dos candidatos. Tira-se a cédula da sacola de lona e registra o voto. Isso é filmado. No final, nós vamos fazer a contagem dos votos, totalizar e contar os votos no papel para ver se corresponde. É sorteada a urna aleatoriamente para ver se o teclado responde ao que está sendo digitado”, afirma o presidente do TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral), desembargador João Maria Lós. A votação paralela foi instituída em 2002.

Nas Eleições 2018, a novidade foi o teste de integridade da urna. Para tanto, neste sábado também foram sorteadas três equipamentos de Campo Grande para auditoria. O juiz eleitoral e servidor do cartório vão ao local de votação e verificam se os sistemas das urnas são os mesmos lacrados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no mês de setembro.

A verificação de integridade serão em urnas da escola estadual professora Zélia Quevedo Chaves, escola estadual José Barbosa Rodrigues e Facsul. “O sorteio visa demonstrar a lisura do processo eleitoral, com urnas sorteadas aleatoriamente”, afirma o presidente do TRE.

Com mais um teste, urnas vão vir de helicóptero para votação paralela


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions