ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Política

Comissões terão até 90 dias para investigar denúncias contra vereadores

Após o prazo, relatório será entregue a casa de leis com pareceres sobre as cassações ou a inocência dos acusados.

Adriano Fernandes | 21/05/2018 22:52
Gustavo Guiraldelli foi denunciado por bancar festa com presença de menores, regada a bebidas e drogas. (Foto: Reprodução)
Gustavo Guiraldelli foi denunciado por bancar festa com presença de menores, regada a bebidas e drogas. (Foto: Reprodução)

A Câmara de Vereadores de Água Clara – 198 quilômetros de Campo Grande-, vai criar comissões processantes para avaliar a conduta dos dois vereadores, Vicente Amaro de Souza Neto (PDT) e Gustavo Gimenez Guiraldelli (PSDB) que são alvos de denúncias, no município. A votação que decidiu pelo procedimento ocorreu durante sessão na Casa de leis, esta noite (21).

Acusações

O presidente afastado da Casa, Vicente Amaro de Souza Neto (PDT), foi alvo de processo disciplinar sob acusação de peculato envolvendo a nomeação de uma “funcionária fantasma”.
Cinco vereadores votaram a favor do processo administrativo, contra três votos, contrários a criação da comissão. Houve uma abstenção, durante o pleito.

Quanto ao segundo secretário da Câmara, Gustavo Gimenez Guiraldelli (PSDB), há uma denuncia de que ele supostamente tenha patrocinado uma festa na qual adolescentes consumiram bebidas alcoólicas e drogas.

Em seu caso, seis vereadores votaram a favor da investigação contra três. Contudo, as comissões precessantes instauradas sobre cada caso tem até 90 dias para apresentar um relatório com pareceres recomendando cassações ou a inocência dos acusados.

Peculato – Ex-presidente da Câmara, Vicente Neto foi alvo de operação do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) em 19 de março, na qual foi investigada a nomeação da advogada Alessandra Thomé Vanzin. A suspeita é que ela seria funcionária fantasma da Casa –nomeada assessora jurídica comissionada, sua ausência teria sido encoberta pelo vereador ao longo de 14 meses, entre janeiro de 2017 e 22 de fevereiro deste ano, quando foi exonerada.

Na ação, o MPMS chegou a conseguir o afastamento de Vicente das funções. Ele foi acusado de produzir documentos supostamente elaborados pela funcionária. As suspeitas foram referendadas por outros vereadores e servidores.

Denúncia – Gustavo Guiraldelli, por sua vez, foi apontado na denúncia à Câmara como patrocinador de uma festa, realizada em uma casa do Jardim Morumbi, em Água Clara, entre a noite de 14 e a madrugada 15 de abril, que demandou presença policial diante de denúncia de que adolescentes teriam consumido bebidas alcoólicas. Na ocasião, 60 jovens foram detidos e, no local, foram apreendidos entorpecentes.

O envolvimento de um vereador da cidade no evento teria sido confirmado à Polícia Civil pelos organizadores do evento. A denúncia foi feita a câmara pelo representante comercial Rosalino da Costa Mendes, atribuindo a responsabilidade a Guiraldelli. Segundo ele, a festa seria parte do cumprimento de uma promessa de campanha, além de representar conduta irregular do agente público.

Nos siga no Google Notícias