ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Política

Confiante, secretário de governo garante que MS será 1º a superar pandemia

Ângela Kempfer | 19/05/2020 11:31
Eduardo Riedel assinou na manhã de hoje Termo de Cooperação Mutua com aa Câmara. (Foto: Reprodução Facebook)
Eduardo Riedel assinou na manhã de hoje Termo de Cooperação Mutua com aa Câmara. (Foto: Reprodução Facebook)

Governo de Mato Grosso do Sul assinou na manhã de hoje Termo de Cooperação Mútua com a Câmara Municipal de Campo Grande para integrar as ações no combate a pandemia do novo coronavírus.

O secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel. defendeu novamente o diálogo e união entre os poderes para resolver o que realmente interessa à saúde. Ele é otimista em relação aos efeitos dessa cooperação. “Mato Grosso do Sul, tenho convicção disso, vai virar essa página primeiro do que todos os lugares. Isso graças a essa harmonia e discussão que estamos fazendo juntos".

A intenção é unir todas as forças do Executivo e Legislativo, estruturando ao lado das câmaras municipais as medidas necessárias para o enfrentamento da doença em todos os municípios do Estado.

Essa parceira, na avaliação do governo é indispensável não só para combater a covid-19, com ações emergenciais, mas também para debelar a crise econômica imposta pela pandemia.

“É assim que a gente combate qualquer problema. Discutimos em 16 de março na Secretaria de Saúde, que essa crise não é uma crise só de saúde, ela tem três grandes eixos. É uma crise de montar a estrutura de saúde para salvar a vida das pessoas. É uma crise de proteger, de criar mecanismos de proteção, na área social do Estado. E ela é uma crise econômica. São eixos interligados”, lembrou Riedel.

O secretário voltou a defender a parceira contra a polarização dos debates em relação à crise. “Não é um campeonato de futebol de saúde versus economia. Torcida para um lado, torcida para o outro. É colateral o próprio efeito da crise e a discussão social também está intrínseca a esse processo. E o governo do Estado delineou ações muito claras a todos esses eixos”, avaliou.

Para ele, Mato Grosso dos Sul tem dado bom exemplo nesse quesito. “Se está tendo êxito e sucesso no combate a pandemia, em todas suas dimensões, econômica, social e na saúde, é porque não houve corrida política pra ver quem chegava na frente. Houve interação e conversa entre os entes estaduais, municipais, entre as câmaras de vereadores e todos se abraçando em torno de um objetivo comum: proteger as pessoas, debelar rapidamente a crise econômica e retomar a normalidade, nem que essa normalidade seja de uma maneira diferente”.

O termo foi assinado pelo presidente da Câmara, vereador João Rocha e também, pelo o coordenador estadual da Defesa Civil, tenente-coronel Fábio Santos Coelho Catarineli.

A Câmara Municipal de Campo Grande criou uma comissão específica de combate à pandemia e já assinou outro acordo com Cruz Vermelha de Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias