ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Política

Confira o que pode ou não durante as Eleições deste domingo

Ricardo Campos Jr. | 01/10/2016 15:54
Eleitores escolherão prefeitos e vereadores neste domingo (Foto: Richelieu de Carlo)
Eleitores escolherão prefeitos e vereadores neste domingo (Foto: Richelieu de Carlo)

Para garantir a ordem e ajudar os eleitores que neste domingo (2) escolhem seus prefeitos e vereadores, a Justiça Eleitoral elaborou um pequeno manual para orientar a população e esclarecer o que pode ou não ser feito amanhã. As urnas estarão abertas a partir das 8h e o pleito encerra-se às 17h, considerando o horário local.

Quem estiver fora da cidade onde vota deve justificar a ausência por meio de formulário disponível no site do órgão. Será preciso preencher um para cada turno. O documento pode ser entregue em qualquer seção eleitoral ou em até 60 dias após o pleito. Nesse caso, é preciso ir ao cartório eleitoral levando documento que ateste o motivo da ausência. A assinatura só deve ser feita na entrega, na presença do mesário.

É permitido levar uma cola com os números dos candidatos. Também é autorizada a manifestação individual e silenciosa de apoio ao partido ou candidato de sua preferência, mas não pode utilizar vestuário padronizado, bandeiras, broches nem adesivos que caracterizem manifestação coletiva.

Na cabine de votação, é proibido levar celular, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação ou quaisquer instrumentos que possam comprometer o sigilo do voto. Esses aparelhos devem ficar retidos com o mesário enquanto o eleitor vota. Eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida podem contar com o auxílio de pessoa de sua confiança, ainda que não tenha feito o pedido antecipadamente.

O primeiro candidato que o eleitor deverá escolher na urna é o vereador. É possível votar em alguém específico ou na legenda. A urna mostra a foto do político e a tecla “Confirma” deverá ser pressionada.

Em seguida, será necessário escolher o prefeito. Se errar o número, basta apertar “Corrige” e teclar o código correto.

É necessário levar um documento oficial com foto (carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação e no caso dos indígenas a Carteira de Identidade expedida pela FUNAI). Não será admitida a certidão de nascimento, certidão de casamento tampouco o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI).

Não é obrigatória a apresentação do título de eleitor. No entanto, o número deste documento é indispensável para o preenchimento da justificativa eleitoral.

Quem não sabe ou não lembra o local de voto pode baixar um aplicativo desenvolvido pela Justiça Eleitoral que indica o endereço da seção e zona.

Nos siga no Google Notícias