ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Política

Contagem oficial de votos confirma vitória de Arce para presidência da Bolívia

Boca de urna já apontava vitória do candidato socialista, Luis Arce (MAS), no país vizinho

Guilherme Correia | 23/10/2020 09:55
O economista Luis Arce, ao centro, durante votação presidencial na Bolívia (Foto: Reprodução/El País)
O economista Luis Arce, ao centro, durante votação presidencial na Bolívia (Foto: Reprodução/El País)

A apuração oficial do resultado das urnas na eleição presidencial na Bolívia terminou nesta sexta-feira (23), confirmando vitória com grande vantagem de Luis Arce, do MAS (Movimento ao Socialismo), partido do ex-presidente boliviano Evo Morales.

Com 55,1% dos votos, Arce conquistou cargo no primeiro turno, derrotando o neoliberal Carlos Mesa, que já foi presidente do país em 2005, e neste ano obteve 28,8% da votação. No país vizinho, para ganhar sem disputar segundo turno, o candidato deve atingir 50% mais um voto ou ter 40% dos votos e diferença de dez pontos percentuais para o segundo colocado.

O Tribunal Supremo Eleitoral da Bolívia ainda não chancelou publicamente a vitória de Arce, mas informou que nesta sexta às 18h (de MS) apresentará resultado oficial e data de posse, que deve ocorrer no início de novembro.

Vitória já esperada - A apuração oficial demorou depois de decisão de usar o método de contagem "voto a voto", sob justificativa que teria mais credibilidade, mas pesquisa de boca de urna publicada na madrugada de segunda-feira (19) já apontava vitória.

Atual presidente interina da Bolívia, Jeanine Añez, que assumiu cargo após Evo e aliados renunciarem no ano passado, reconheceu a vitória do MAS publicamente em redes sociais no início da semana. "Parabenizo os vencedores e peço que governem pensando na Bolívia e na democracia", disse no Twitter.

Luís Arce - Ex-ministro da Economia e Finanças no governo de Morales, Arce já atuou em cargos técnicos no Banco Central boliviano antes de 2006, quando foi nomeado para a vaga pública.

Economista com título pela Universidade de Warwick, no Reino Unido, ele já foi professor em universidade boliviana e lecionou enquanto convidado na UBA (Universidade de Buenos Aires), na Argentina, e em Harvard e Columbia, nos Estados Unidos.

Durante a campanha, levantou a bandeira do boom econômico que a Bolívia viveu durante o governo Evo, quando o índice de pobreza caiu de 59,9% para 34,6%, de acordo com dados do Banco Mundial.

Nos siga no Google Notícias