ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Política

CPI do Cimi terá reunião para definir presidência e relatoria

Leonardo Rocha | 29/09/2015 13:36
Integrantes da CPI se reúnem amanhã para definir os cargos principais (Foto: Assessoria/ALMS)
Integrantes da CPI se reúnem amanhã para definir os cargos principais (Foto: Assessoria/ALMS)

A CPI contra o Cimi (Conselho Indigenista Missionário) vai realizar sua primeira reunião, amanhã (30), a partir das 14h, Assembleia Legislativa. Neste encontro será definido o presidente, relator e vice-presidente da comissão que investiga se o grupo vinculado a Igreja Católica incentiva ou financia as invasões de terras, por grupos indígenas, no Estado.

A comissão parlamentar terá a participação dos deputados Mara Caseiro (PT do B), Paulo Corrêa (PR), Marquinhos Trad (PMDB), Onevan de Matos (PSDB) e Pedro Kemp (PT). Esta investigação vai começar após um debate forte e acirrado entre os parlamentares e grupos sociais.

O último indicado para fazer parte da comissão foi Marquinhos Trad. “O partido (PMDB) me pediu para entrar nesta investigação, porque precisa de alguém com conhecimento jurídico e isenção sobre o assunto, é um grande desafio que aceitei participar”, disse ele.

Apoio – Grupo de produtores rurais compareceram, nesta terça-feira (29), na Assembleia Legislativa, para apoiar a criação e definição da CPI contra o Cimi. Depois da confusão ocorrida na semana passada, que teve a participação de movimentos contra esta investigação, eles também foram prestar solidariedade a deputada Mara Caseiro ( PT do B), proponente da comissão.

“Estamos em busca da verdade, para que a CPI possa de forma legal, legítima e ordeira chegar a muitas respostas. Não vamos aceitar pressão de ativistas, que parecem estar com medo da verdade. Vamos apoiar a investigação no que for preciso”, disse a produtora Luana Ruiz.

A produtora Mônica Corrêa, que tem sua fazenda invadida há 2 anos e 6 meses, ressaltou que esta CPI será um benefício para todo Estado. “Temos que saber quem está por traz desta guerra, incitando os índios para as invasões, buscamos uma solução negociada, tendo a lei como meta final”.

Ela destacou que a Justiça está sendo omissa neste sentido e que existem evidências e gravações da participação do Cimi nas invasões. “Vamos investigar, quem tem medo da verdade? Não podemos ficar de mãos atadas, o tempo da safra, da produção é diferente do político”.

Para o vice-presidente da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Nilton Pickler, a intenção da instituição é que se esclareçam estes fatos e possam saber se grupos não agiram dentro da lei. “Esta investigação vai desvendar se houve esta atuação, nós até torcemos que não”.

Nos siga no Google Notícias