ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Política

CPI do Cimi vai ouvir procurador do MPF e produtores com terras invadidas

Leonardo Rocha | 30/10/2015 09:41
CPI do Cimi marca novos depoimentos para esclarecer denúncias contra instituição (Foto: Assessoria/ALMS)
CPI do Cimi marca novos depoimentos para esclarecer denúncias contra instituição (Foto: Assessoria/ALMS)

A CPI do Cimi (Conselho Indigenista Missionário) que investiga se houve incentivo ou financiamento da instituição para as invasões de terras em Mato Grosso do Sul, por grupos indígenas, vai ouvir na próxima-terça-feira (03), a partir das 14h, o procurador-chefe do MPF (Ministério Público Federal), Emerson Kalif, além dos produtores rurais Vanth Vanni Filho e Mirian Alves Corrêa.

Emerson Kalif acompanhou como procurador da República toda esta situação de conflito no campo em Mato Grosso do Sul, inclusive as ações que ocorreram depois da morte do índio terena Oziel Gabriel, de 36 anos, na reintegração de posse na Fazenda Buriti, em Sidrolândia, em 2013.

Os integrantes da comissão parlamentar também poderão ouvir os depoimentos dos produtores Vanth Vanni Filho, do município de Sidrolândia e Mirian Alves Corrêa, de Aquidauana, ambos tiveram suas propriedades invadidas em 2013, por grupos indígenas. Eles vão contar como foi realizada esta ação e se existem denúncias de participação ou incentivo do Cimi, durante estes atos.

A CPI do Cimi começou gerando muita polêmica na Assembleia, porque a bancada do PT se colocou contra a investigação, argumentando que esta "busca por culpados" só iria acirrar mais o conflito e trazer esta disputa para o legislativo, quando a solução seria uma negociação com o governo federal. Eles ainda alegam que os indígenas é que tomam suas próprias decisões sobre ocupações de terras.

A Comissão é formada pelos deputados Mara Caseiro (PT do B), presidente, Marquinhos Trad (PMDB), vice-presidente, Paulo Corrêa (PR), relator, Onevan de Matos (PSDB) e Pedro Kemp (PT), como membros.A investigação está na fase de ouvir depoimentos de ambos os lados.

Nos siga no Google Notícias