A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

21/06/2011 12:42

Crise no secretariado municipal centraliza debates na sessão da Câmara

Vanda Escalante e Fabiano Arruda

Com o plenário lotado, praticamente todos os vereadores se manifestaram sobre a questão.

paulo Siufi diz que, no lugar de Nelsinho, seria mais enérgico. (Foto: Marcelo Victor)paulo Siufi diz que, no lugar de Nelsinho, "seria mais enérgico". (Foto: Marcelo Victor)

A crise política instalada por conta da exigência de pedido de demissão dos secretários municipais pelo prefeito Nelsinho Trad (PMDB) foi o centro dos debates na sessão da Câmara de Vereadores na manhã desta terça-feira. Com o plenário lotado, praticamente todos os vereadores se manifestaram sobre a questão, atrasando para perto do meio-dia o início das atividades parlamentares previstas para a sessão.

Quem deu início à discussão foi o vereador Athayde Nery (PPS), que comentou o episódio fazendo analogia com um jogo de futebol. “Não está certo trocar todo o time aos 45 minutos do primeiro tempo”, disse o vereador. Para ele, o prefeito teve uma atitude antidemocrática e “terrorista” ao colocar todo o secretariado “no mesmo balaio” e criticou ainda a falta de um diálogo prévio com os parlamentares a respeito da necessidade de mudança do secretariado, que reputou como decisão exclusivamente política.

O vereador disse ainda que, mesmo tendo sido líder do prefeito e presidente de fundação, faz questão de manter sua autonomia política. “Não abro mão do direito, enquanto parlamentar, de criticar o prefeito, como também não abro mão de minha candidatura pelo PPS”, afirmou.

Já o presidente da Câmara, vereador Paulo Siufi (PMDB), apesar de reafirmar que continua ao lado do prefeito e que o apóia, afirmou que, no lugar de Nelsinho, teria “uma atitude mais enérgica”. “Se o secretariado não está correspondendo, tem que ser trocado, mas eu não faria como ele; eu chegaria e demitiria todo mundo”, disse.

Sifui afirmou ainda que não acredita que a decisão de Nelsinho tenha tido caráter mais político que administrativo. E pesar de ter feito ontem uma previsão de 7 a 10 dias para a definição do novo secretariado, sinalizou que ainda esta semana a “reforma” deve estar concretizada, admitindo inclusive que não vê problemas em se mexer nas secretarias que “pertencem” ao PMDB e estão no centro da crise, como é o caso da pasta de Obras.

O peemedebista defendeu ainda a atitude do prefeito, alegando que Nelsinho quis “alinhar” todo mundo que está a seu lado, e condenou o “fogo amigo” das críticas que vêm da base aliada.

PSDB - Em aparte durante fala do vereador João Rocha, o vereador Cristóvão Silveira, ambos do PSDB, disse que apóia o prefeito Nelsinho, mas que é possível um partido ser da base aliada e, ao mesmo tempo, planejar candidatura própria para as eleições do ano que vem. E concluiu dizendo que entende as decisões sobre secretariado como atribuição exclusiva do prefeito.



É PARA O POVO SABER, QUE NÃO SE GANHA ELEIÇÃO NESTE PAÍS, SEM A AGLUTINAÇÃO DE PARTIDOS, CADA PARTIDO QUE APOIAM UM EXECUTIVO, OU SEJA PRESIDENTE, GOVERNADORES E PREFEITOS, CADA UM DELES, TEM UM MINISTÉRIO, SECRETARIA, E OS EXECUTIVOS, NÃO ADMINISTRAM SOZINHO, PORTANTO, CIDADÕES, QUEREM PARTICIPAR DA POLITICALHA BRASILEIRA, PROCUREM UM PARTIDO DO SEU INTERESSE, SE FILIEM, FILIEM SEUS AMIGOS, PARTICIPEM DAS REUNIÕES DA DECISÕES POLÍTICAS DESTE PAÍS, SE VOCÊ NÃO FIZER ISSO, NÃO SABE COMO SAI CANDIDATO A NADA, FICA SOMENTE A OBRIGAÇÃO DE VOTAR, PORTANTO, SEM FILIAR-SE PARTIDOS POLÍTICOS, A SOCIEDADE NÃO SABERÁ O FUNDAMENTO DE COMO PARTICIPAR DAS ESCOLHAS DE CANDIDATOS, SEJA UM CANDIDATO, ESCOLHA UM ANO ANTES OU NO MÍNIMO SEIS MESES, E AJUDE ESCOLHER EXCELENTES PESSOAS SOCIAIS, CASADAS LEGALMENTE, RELIGIOSAMENTE COM DEUS, MORALISTA, JUSTICEIRO, DE ACORDO COM O QUE VOCÊ QUER QUE SEJA SEU POLÍTICO ELEITO PELO SEU VOTO, QUE DEUS DE INTELIGÊNCIA E SABEDORIA, CONFIEM EM DEUS E EM SÍ PRÓPRIO, E COBREM DE QUEM VOCÊS ESCOLHEREM PARA SER SEUS REPRESENTANTES.
 
PEDRO BRAGA em 21/06/2011 05:44:14
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions