ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Política

Debate sobre descriminalização do aborto repercute na Assembleia

Deputados alegam que o Congresso é quem deveria tratar do tema e não o Supremo Tribunal Federal

Leonardo Rocha | 08/08/2018 12:38
Deputados Paulo Siufi (MDB) e Herculano Borges (SD) falaram sobre o tema na sessão (Foto: Victor Chileno/ALMS)
Deputados Paulo Siufi (MDB) e Herculano Borges (SD) falaram sobre o tema na sessão (Foto: Victor Chileno/ALMS)

O debate sobre a descriminalização do aborto que está no STF (Supremo Tribunal Federal), gerou repercussão na Assembleia, com deputados se posicionando sobre o tema na tribuna e nos microfones. Os pronunciamentos no legislativo foram contra a mudança na lei e ainda pediram que o Congresso Nacional decida sobre o tema e não o Judiciário.

O deputado Paulo Siufi (MDB) foi a tribuna e disse na sua concepção “não é direito da mulher fazer aborto” e que na sua visão se trata de um assassinato. “Não tem diferença se foi antes ou depois de nascer, continua sendo um assassinato e ninguém tem o direito de matar um ser vivo. Além disto, a decisão precisa ser do Congresso e não do STF”, disse o parlamentar.

Seu discurso foi defendido também por Rinaldo Modesto (PSDB). “Independente da religião, seja católico, evangélico ou espírita, todos são contra o aborto, nós temos que fazer apologia à vida e não o contrário. Esta mudança ainda deve passar pelo Congresso, que é a representação da sociedade, não compete ao Judiciário”.

Herculano Borges (SD) seguiu a mesma linha e ponderou que o “ato de legislar” pertence aos deputados e senadores e não juízes. “No Congresso é que está a representação da população, estão retirando esta sua atribuição e passando para outro poder. Se o Supremo legalizar o aborto, estará legalizando um crime”.

Debate – O assunto está no Supremo Tribunal Federal, onde está se realizando audiências públicas, para depois ser feito um relatório que vai ser distribuído aos 11 ministros da Corte. A relatora da ação, Rosa Weber, fará o seu voto e depois sua posição será avaliada pelo plenário para se chegar a uma conclusão, que não tem data e prazo para ocorrer em Brasília. Eles estão avaliando uma ação impetrada pelo PSOL.

Nos siga no Google Notícias