ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 32º

Política

Deputada busca apoio de colegas para evitar arquivamento de projeto

Mara também quer promover audiência para discutir o tema

Leonardo Rocha | 26/09/2017 13:10
Deputado Junior Mochi ao lado de Mara Caseiro, autora do projeto (Foto: Victor Chileno/ALMS)
Deputado Junior Mochi ao lado de Mara Caseiro, autora do projeto (Foto: Victor Chileno/ALMS)

A deputada Mara Caseiro (PSDB) vai buscar apoio dos colegas da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), para evitar que seu projeto, baseado no programa "Escola Sem Partido", seja arquivado na comissão, sem ao menos seguir ao plenário. Ela ainda pretende promover uma audiência sobre o tema, no começo de outubro.

"Vamos conversar com os colegas da comissão, para que votem a favor da matéria e deixem que ela venha até o plenário. Nós queremos discutir o tema aqui na Assembleia, tanto que estou avaliando uma audiência pública no começo de outubro", disse Mara Caseiro.

A tucana vai justificar que o projeto é baseado na Constituição Federal e que não tem ilegalidades. "Vamos pedir o bom senso dos deputados, para que a proposta seja enviada ao plenário, para que tenha o devido debate. Sabemos que o MPF (Ministério Público Federal) de alguns estados é contra, mas vamos defender nossa posição".

O deputado Pedro Kemp (PT), relator da matéria na CCJ, já adiantou que vai apresentar parecer contra e ainda pedir o apoio dos colegas, para arquivar a matéria dentro da comissão.

"Ele desde o começo se manifestou contra, não é novidade esta posição, porém vou buscar o apoio dos outros". Ainda fazem parte da comissão Renato Câmara (PMDB), Rinaldo Modesto (PSDB), Lídio Lopes (PEN) e Beto Pereira (PSDB).

Kemp iria apresentar o parecer hoje (26), mas resolveu deixar para semana que vem. "Faltam alguns detalhes para embasar minha posição, além disto estou avaliando se espero a realização da audiência pública, para apresentar o parecer", disse o petista, que sempre foi o mais crítico à proposta na Assembleia.

Projeto - O programa "Escola Sem Partido" defende que seja afixado nas salas de aula, comunicativo orientando os professores, sobre o que devem ou não fazer, em relação ao ensino de religião, política e da questão de gênero.

A autora alega que a medida proíbe a "doutrinação política" e destes demais temas, para que segundo ela, seja apresentada todas as opções e não uma preferência sobre esta ou aquela ideologia.

Já os críticos alegam que é uma forma de "censurar" o trabalho dos professores, sendo um projeto de "retrocesso" ao interferir no trabalho destes profissionais. O projeto já foi arquivado na Câmara Municipal de Campo Grande, quando anos atrás foi vetado pelo ex-prefeito Alcides Bernal (PP).

Nos siga no Google Notícias