ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 15º

Política

Programa "escola sem partido" já tem divergência entre deputados

Leonardo Rocha | 17/08/2017 13:46
Deputado Junior Mochi, com Mara Caseiro (PSDB), durante sessão na Assembleia (Foto: Victor Chileno/ALMS)
Deputado Junior Mochi, com Mara Caseiro (PSDB), durante sessão na Assembleia (Foto: Victor Chileno/ALMS)

Antes de ser apresentado na Assembleia, o projeto baseado no programa "Escola sem partido", já traz divergências entre deputados, pois alguns defendem a ideia, alegando ser contra "doutrinação política" nas salas de aula, enquanto outros o definem como uma "censura" aos professores, na hora de lecionar matérias como geografia, história ou filosofia.

A deputada Mara Caseiro (PSDB) já divulgou que pretende apresentar a matéria na semana que vem, faltando apenas fazer algumas adequações. Ela participou do seminário liderado pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PSC-RJ), que tinha a intenção de esclarecer e defender a proposta a nível nacional.

Na Assembleia alguns deputados já disseram ser a favor, como Lídio Lopes (PEN) e Herculano Borges (SD). "A intenção é proteger as crianças e adolescentes, o projeto não traz nada de censura, mas defende o equilíbrio, toda polêmica sobre ele foi uma forma de distorcer seu conteúdo", disse Borges.

Lídio cita que existem dados e vídeos que mostram professores tentando influenciar alunos, para suas devidas ideologias políticas. "Serei a favor da matéria, pois sou contra a doutrinação política aos alunos, assim como outros questões, foi uma exagero toda polêmica sobre o projeto".

O deputado Rinaldo Modesto (PSDB) defende que o professor apresente a política em um contexto geral, sem fazer defesa desta ou daquela ideologia. "Não se pode é fazer lavagem cerebral, muitas vezes as pessoas usam este espaço (sala de aula) para outros objetivos, sou contra a politicagem", disse o tucano.

Contra - Já a bancada do PT se coloca contra a matéria, ao alegar que é uma espécie de "censura" ao trabalho dos professores. "O programa é um absurdo, como o professor de história, geografia e religião vai se comportar com estas regras? Todo o ser humano é político e tem direito e liberdade de expressão", disse Cabo Almi (PT).

O deputado Paulo Siufi (PMDB), que inclusive foi autor do projeto na Câmara Municipal, admitiu que vai esperar a apresentação da proposta, para então se posicionar. "Vou avaliar com calma e ler os artigos, pois reconheci que meu projeto era muito rígido e poderia gerar conflitos na escola, por isso desisti da ideia, se for mais flexível vou apoiar".

O projeto baseado no programa "Escola sem partido" está em tramitação na Câmara Municipal de Campo Grande. Ele tinha sido vetado anos atrás pelo então prefeito Alcides Bernal (PP). Devido a polêmica, que até apelidou a matéria de "Lei da Mordaça", os vereadores na época resolveram manter o veto.

Nos siga no Google Notícias