A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

27/10/2014 18:10

Deputado critica Ibope por erro “grosseiro” na véspera das eleições

Michel Faustino
Deputado considerou erro vergonhoso e grosseiro. (Foto:Divulgação)Deputado considerou erro "vergonhoso e grosseiro". (Foto:Divulgação)

O deputado federal Fábio Trad (PMDB) criticou duramente o Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) pelo erro “grosseiro” na pesquisa divulgada no sábado (25), véspera do segundo turno, que apontava a vitória de Delcídio do Amaral (PT) com 51% dos votos, contra 49% de Reinaldo Azambuja (PSDB), na corrida a sucessão estadual em Mato Grosso do Sul. A pesquisa, encomendada pela TV Morena, foi realizada de 22 a 24 de outubro e teriam sido entrevistadas 812 pessoas, sendo registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS) sob o número MS-0079/2014.

O deputado pontuou o erro como grosseiro e vergonhoso. “Ibope falhou vergonhosa e grosseiramente em MS ao apontar 1% pró Delcidio. Reinaldo venceu com 11%. Vergonha!”,disse o deputado.

Azambuja obteve 741.516 votos, representando 55,34% dos votos válidos, contra 598.461 votos, o equivalente a 44,66% para o senador petista Delcídio do Amaral. A diferença foi de exatos 10,68 pontos percentuais a favor do governador eleito Reinaldo Azambuja.

Dentre os institutos, o Ipems (Instituto de Pesquisas de Mato Grosso do Sul) foi o único a cravar, com fidelidade numérica, o resultado do segundo turno na disputa para governador do Estado.

No sábado, 24 horas antes de sair o resultado das urnas, a pesquisa, divulgada no Campo Grande News, já havia desenhado o cenário do término da eleição, com Reinaldo Azambuja (PSDB) com 10,60 pontos percentuais à frente de Delcídio Amaral (PT). No levantamento , o tucano tinha 55,30 % dos votos e o petista 44,70%.

Pesquisas – A Vale Consultoria divulgou Reinaldo com 57,53% e Delcídio com 42,47%. Portanto diferença de 15,06 pontos percentuais. O instituto Datamax apontou Reinaldo com 54,64% e Delcídio com 45,36%. A diferença foi de 9,28 pontos percentuais.

O Ipespe mostrava Delcídio à frente, com 53% e Reinaldo com 47%. O Ibope apontou empate técnico, mas Delcídio numericamente à frente. O petista tinha 51% e Reinado 49%. Todos os cenários levaram em consideração os votos válidos.

Temer diz que adiamento da reforma da Previdência foi 'ótimo' para ganhar votos
O presidente Michel Temer procurou mostrar otimismo ao falar sobre a reforma da Previdência ao dar posse ao deputado federal Carlos Marun (PMDB-MS) c...
Diretor da PF entrega ao STF relatório de investigação sobre ministros
O diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segóvia, entregou hoje (15) à ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), um re...
TRE realiza plantão para cadastramento biométrico neste sábado na Capital
O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) realiza neste sábado mais um plantão para atender eleitores de Campo Grande que ainda nã...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions