ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Política

Deputado retira projeto de votação após pedido do setor comercial

Proposta obriga a inserção da data de validade no código de barra dos produtos

Leonardo Rocha | 06/12/2017 13:34
Deputado Felipe Orro resolveu retirar projeto da pauta de votação (Foto: Victor Chileno/ALMS)
Deputado Felipe Orro resolveu retirar projeto da pauta de votação (Foto: Victor Chileno/ALMS)

O deputado Felipe Orro (PSDB) retirou seu projeto da pauta de votação, após pedido do setor comercial de Campo Grande e do Estado. A proposta obriga os supermercados de varejo e atacado a divulgar a data de validade, no código de barra dos produtos. "Eles alegam que é inviável na prática", explicou o autor.

Orro ressaltou que tem um entendimento, baseado em estudos da USP (Universidade de São Paulo), que não haveria problemas em implantar este modelo, mas para evitar "desgaste" com o setor comercial, resolveu retirar da votação e conversar mais sobre o tema. "Não faria nada que pudesse prejudicar ou gerar prejuízos aos comerciantes".

A intenção do projeto é que com a data de validade, no código de barras, a fiscalização sobre os produtos seria mais efetiva e ainda serviria de alerta aos consumidores.

O projeto destaca que muitos consumidores compram produtos com prazo de validade vencido, trazendo problemas à saúde e que não é possível a rápida visualização das datas, muitas vezes ilegíveis nas embalagens. O autor ainda justificou que projetos semelhantes tramitam no Congresso Nacional e nos legislativos estaduais do Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Com esta matéria as informações sobre preços e data de validade serão visualizadas nas caixas registradoras, antes do pagamento, ou nos equipamentos de leitura. O deputado reconhece que já apresentou proposta semelhante há quatro anos, no entanto esta foi rejeitada pelas comissões da Assembleia.

Nos siga no Google Notícias