ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, QUINTA  12    CAMPO GRANDE 26º

Política

Deputados aprovam medida de defesa sanitária que proíbe "Dama da Noite"

Parlamentares também aprovaram projeto obriga a paridade de gênero na divisão incentivos para esportes

Por Fernanda Palheta | 08/08/2024 13:05
Deputados estaduais no plenário da Assembleia durante votação de projetos nesta quinta-feira (8) (Foto: Reprodução)
Deputados estaduais no plenário da Assembleia durante votação de projetos nesta quinta-feira (8) (Foto: Reprodução)

Os deputados estaduais aprovaram, em primeira votação, nesta quinta-feira (8), o Projeto de Lei 147/2024, que altera a Lei de defesa sanitária vegetal. Com a mudança, ficará proibido o plantio, comércio, transporte e produção da planta exótica murta – conhecida também como "murta de cheiro" ou "dama da noite", bastante utilizada na jardinagem como cerca viva e decoração.

A alteração tem o objetivo de proteger a produção de citricultura, nova aposta do Governo do Estado para a economia agrária de Mato Grosso do Sul. A planta é hospedeira da bactéria causadora da doença dos citros denominada HLB (huanglongbing) ou greening dos citros, que é uma das doenças mais graves e destrutivas para as plantações de laranja.

O governador justifica o relevante crescimento da cadeia de produção de madeira e celulose de Mato Grosso do Sul, que exige uma legislação mais rígida para fortalecer as ações de monitoramento e controle das atividades associadas à comercialização e ao trânsito de materiais de propagação vegetal, sementes e mudas.

O deputado estadual, Junior Mochi (MDB), aponta a importância da medida. “Visa adequação às novas legislações relacionadas ao tema e uma alteração que trata especificamente do transporte da murta, que carrega um hospedeiro que fica na citricultura, nos laranjais. O Estado abrirá mercados para isso, por meio dessa lei, o prejuízo será evito nesta atividade que será uma das atividades do setor primário do Estado”, disse.

Segunda discussão - Os parlamentares também aprovaram, em segunda discussão, o Projeto de Lei 198/2023. O texto apresentado pela deputada Gleice Jane (PT), obriga a paridade de gênero na divisão de recursos públicos destinados ao incentivo de modalidades esportivas.

O texto considera paridade a destinação de valores equivalentes para o incentivo de modalidades esportivas masculinas e femininas, respeitando o mínimo de 30% para qualquer gênero.

"Essa votação veio em um momento importante, em que estamos acompanhando as Olimpíadas 2024, e as mulheres mostrando que elas têm condição e disciplina em representar o País. Esse projeto vem dentro de uma política de construir igualdade entre os homens e mulheres em todos os espaços”, disse a parlamentar. A proposta segue à sanção.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias