ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 19º

Política

Deputados aprovam intérprete de Libras para gestantes surdas no pré-natal

Projeto ainda concede este auxílio no trabalho de parto e após este período

Leonardo Rocha | 25/06/2020 11:25
Deputados aprovaram projeto durante a sessão desta quinta-feira (Foto: Wagner Guimarães - ALMS)
Deputados aprovaram projeto durante a sessão desta quinta-feira (Foto: Wagner Guimarães - ALMS)

Os deputados aprovaram, em segunda votação, o projeto que concede o direito de um intérprete de Libras para gestantes surdas, em consultas clínicas ao longo do pré-natal, trabalho de parto e pós-parto, em unidades de saúde de Mato Grosso do Sul.

A proposta ainda destaca que caberá ao governo estadual fazer a regulamentação da lei, com o detalhamento das ações nas unidades. Eventuais despesas poderão ser feitas por dotações orçamentárias próprias. A lei vai entrar em vigor no prazo de 60 dias após sua publicação.

O autor do projeto, o deputado João Henrique Catan (PL), citou que as gestantes surdas passam por grande dificuldade de se comunicar durante as consultas, nas unidades de saúde.

Ainda alega que a maioria dos profissionais de saúde não tem a capacitação em Libras, por isso necessário este acompanhamento. “Fiquei preocupado com as mulheres surdas, que têm esta dificuldade de receber do seu médico, durante o pré-natal, todas as orientações na sua língua de sinais, como ocorre com a mulher que tem audição perfeita”, citou ele.

O autor destaca que esta profissional (intérprete de Libras) vai fazer a mediação com os médicos e paciente, dando mais segurança e tranquilidade para todas as partes. A proposta ainda precisa passar pelo crivo do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que poderá vetar ou sancionar a matéria.

Nos siga no Google Notícias