ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Política

Deputados defendem alternativas para invasões em MS

Redação | 14/04/2009 17:08

O presidente da Assembléia Legislativa, Jerson Domingos (PMDB) e os deputados Reinaldo Azambuja (PSDB) e Zé Teixeira (DEM) participaram nesta tarde de reunião em Brasília para discutir o processo de demarcação de terras indígenas em Mato Grosso do Sul.

O encontro contou com a presença dos ministros Tarso Genro (Justiça) e José Múcio (Relações Institucionais), além da bancada federal, secretários de Estado e o governador André Puccinelli (PMDB).

O principal objetivo da audiência foi encontrar soluções para o conflito no campo, em função das demarcações de terras para aldeias indígenas anunciadas pela Funai.

Para as autoridades do Estado, o fato ameaça a economia e o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, provocando instabilidade e paralisação da produção.

Jerson Domingos lembrou que "a tensão entre os produtores rurais, os índios e os sem-terras pode se agravar se não forem tomadas providências urgentes".

"Não podemos nos omitir nessa questão, sob pena de vermos o Estado mergulhar numa crise sem precedentes", declarou.

Ele propôs ao governo que seja dada prioridade à desapropriação de áreas da União e de propriedades de narcotraficantes, evitando assim prejudicar os produtores rurais que tem a titularidade oficial da terra.

"Essas terras poderiam perfeitamente acolher os indígenas ou mesmo serem utilizadas como instrumento de permuta com os produtores que forem desalojados", sugeriu.

Jerson disse que o ministro Tarso Genro concordou com a proposta, dependendo apenas do entendimento do Ministério Público sobre a legalidade da ação.

O ministro José Múcio disse a Jerson que a proposta é interessante, já que permitiria ao governo implantar uma política indigenista com base num amplo acordo entre os produtores rurais e os índios, afastando assim a possibilidade de conflito.

Reinaldo Azambuja considerou positiva a disposição do governo em reconhecer a gravidade da questão e se abrir ao diálogo com os representantes de Mato Grosso do Sul.

Já o deputado Zé Teixeira lembrou que a produção rural de Mato Grosso do Sul vem sendo gravemente afetada pelas portarias da Funai, que trazem insegurança àqueles que querem investir no setor. "Isso prejudica toda a nossa população", enfatizou.

Nos siga no Google Notícias