ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Política

Deputados vão visitar Apae para apurar denúncias contra entidade

Representantes do MPE também participam de vistoria

Leonardo Rocha | 09/06/2017 11:10
Deputados irão visitar o Centro da Apae nesta tarde (Foto: Divulgação - Apae)
Deputados irão visitar o Centro da Apae nesta tarde (Foto: Divulgação - Apae)

Os deputados que fazem parte da comissão de saúde da Assembleia, realizam nesta tarde (09), a partir das 14h30, uma visita ao Centro Especializado em Reabilitação da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), para apurar denúncias feitas contra a entidade. O encontro terá a participação de representantes do Ministério Público.

Na última quarta-feira (7), um grupo de mães que tem filhos atendidos pela Apae, esteve na Assembleia Legislativa, fazendo uma série de reclamações contra entidade, entre elas a de mau atendimento, entrega de aparelhos como cadeiras de roda e próteses de baixa qualidade, assim como falta de transparência sobre os recursos públicos, enviados à instituição.

O deputado Paulo Siufi (PMDB), presidente da comissão de saúde, marcou esta visita de hoje (09), para conferir "in loco" a situação do Centro Especializado, além de exigir documentação, em relação a utilização dos recursos públicos, oriundos de convênios. "Temos que ir para ouvir o outro lado, antes de colocar uma entidade em suspeição".

Ele ressaltou que vai se requisitar documentos e conversar com a direção, em relação as denúncias apresentadas. "Será uma visita técnica, tanto que terá representantes do Ministério Público". Os promotores Gevair Ferreira Lima Júnior e Henrique Francisco Cândia estão previstos para participar da vistoria.

Siufi adiantou que caso as informações forem esclarecidas, serão usadas em audiência pública sobre o tema, no próximo dia 21 de junho, no entanto não descarta um pedido de CPI, caso a comissão de saúde não fique satisfeita com a argumentação da entidade.

Defesa - A coordenação do Centro Especializado em Reabilitação da Apae informou ao Campo Grande News que esta visita dos deputados e promotores, será importante para esclarecer os fatos e retirar qualquer dúvida em relação aos atendimentos e modo de trabalho da entidade.

Também se posicionou sobre as críticas, ressaltando que todos os recursos destinados aparecem no Portal de Transparência dos órgãos públicos e que a instituição faz prestação de contas e auditoria anual.

Sobre o atendimento e equipamentos repassados, ressaltou que possui funcionários qualificados e especializados disponíveis aos pacientes, e que trabalha com modelos de prótese e cadeiras de roda de qualidade, com as devidas adaptações, mas que não pode extrapolar o valor estabelecido na tabela SUS (Sistema Único de Saúde).

Nos siga no Google Notícias