A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 11 de Dezembro de 2018

09/06/2017 11:10

Deputados vão visitar Apae para apurar denúncias contra entidade

Representantes do MPE também participam de vistoria

Leonardo Rocha
Deputados irão visitar o Centro da Apae nesta tarde (Foto: Divulgação - Apae)Deputados irão visitar o Centro da Apae nesta tarde (Foto: Divulgação - Apae)

Os deputados que fazem parte da comissão de saúde da Assembleia, realizam nesta tarde (09), a partir das 14h30, uma visita ao Centro Especializado em Reabilitação da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), para apurar denúncias feitas contra a entidade. O encontro terá a participação de representantes do Ministério Público.

Na última quarta-feira (7), um grupo de mães que tem filhos atendidos pela Apae, esteve na Assembleia Legislativa, fazendo uma série de reclamações contra entidade, entre elas a de mau atendimento, entrega de aparelhos como cadeiras de roda e próteses de baixa qualidade, assim como falta de transparência sobre os recursos públicos, enviados à instituição.

O deputado Paulo Siufi (PMDB), presidente da comissão de saúde, marcou esta visita de hoje (09), para conferir "in loco" a situação do Centro Especializado, além de exigir documentação, em relação a utilização dos recursos públicos, oriundos de convênios. "Temos que ir para ouvir o outro lado, antes de colocar uma entidade em suspeição".

Ele ressaltou que vai se requisitar documentos e conversar com a direção, em relação as denúncias apresentadas. "Será uma visita técnica, tanto que terá representantes do Ministério Público". Os promotores Gevair Ferreira Lima Júnior e Henrique Francisco Cândia estão previstos para participar da vistoria.

Siufi adiantou que caso as informações forem esclarecidas, serão usadas em audiência pública sobre o tema, no próximo dia 21 de junho, no entanto não descarta um pedido de CPI, caso a comissão de saúde não fique satisfeita com a argumentação da entidade.

Defesa - A coordenação do Centro Especializado em Reabilitação da Apae informou ao Campo Grande News que esta visita dos deputados e promotores, será importante para esclarecer os fatos e retirar qualquer dúvida em relação aos atendimentos e modo de trabalho da entidade.

Também se posicionou sobre as críticas, ressaltando que todos os recursos destinados aparecem no Portal de Transparência dos órgãos públicos e que a instituição faz prestação de contas e auditoria anual.

Sobre o atendimento e equipamentos repassados, ressaltou que possui funcionários qualificados e especializados disponíveis aos pacientes, e que trabalha com modelos de prótese e cadeiras de roda de qualidade, com as devidas adaptações, mas que não pode extrapolar o valor estabelecido na tabela SUS (Sistema Único de Saúde).



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions