ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Política

Derrubada de veto de Marquinhos estremece clima entre vereadores

Vereadores "reativaram" proposta prevendo desconto de até 15% para quem instalar câmeras de segurança e auxiliar as autoridades públicas

Gabriel Neris | 10/04/2018 16:00
Vereadores rejeitaram veto do prefeito que oferece desconto a circuito interno de segurança (Foto: Divulgação)
Vereadores rejeitaram veto do prefeito que oferece desconto a circuito interno de segurança (Foto: Divulgação)

Por 16 votos a 9, os vereadores de Campo Grande derrubaram o veto total do prefeito Marquinhos Trad (PSD) ao projeto de lei 8.680/17, chamado de “Cidade Vigiada”, que autoriza a Prefeitura da Capital a conceder desconto do valor do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) a empresas e moradores que instalarem câmeras de videomonitoramento. O resultado terminou em bate-boca entre os parlamentares e agitou o clima no Legislativo Municipal.

A primeira confusão ocorreu entre os vereadores André Salineiro (PSDB), um dos autores do projeto, e o líder do prefeito na Câmara, Chiquinho Telles (PSD), que classificou a proposta como “conversa fiada”.

“Essa questão de projeto autorizativo, de fazer só quando tiver dinheiro é meio 'conversa fiada'. Depois que o projeto é aprovado, o cara põe o projeto embaixo do braço e vai para frente da prefeitura falar que o projeto foi aprovado e tem que cumprir, independente de ser autorizativo”, afirmou.

Na tribuna, o vereador Otávio Trad (PTB) havia dito que o projeto se tornaria autorizativo, quando o Executivo tem a oportunidade de colocar em prática quando considerar necessisário, diante da situação financeira da prefeitura.

Salineiro ocupou a tribuna para rebater Telles. “Vossa excelência não pode falar que o projeto autorizativo não é 'conversa fiada'”. O vereador também disse que não houve estudo sobre o impacto que o projeto provocaria no orçamento do município e que não há renúncia financeira.

“O projeto não terá prejuízo financeiro a prefeitura, tendo em vista ser autorizativo e pelo fato de que o prefeito pode aplicar quando bem entender. Seja quando melhorar as condições financeiras da prefeitura, seja quando agraver a violência na Capital”, disse Otávio Trad. O veto do prefeito foi publicado no Diário Oficial do Município no dia 12 de março.

O parlamentar do PSD também defendeu que o desconto de 15% no valor do IPTU para quem instalar câmeras de segurança, como previa o projeto de lei, causaria uma renúncia de receita. “A sanção pode proporcionar desequilíbrio nas contas públicas, visto que poderá ocorrer renúncia anual de receita superior a R$ 50 milhões desde que todos os proprietários façam a instalação, já que a arrecadação do IPTU de 2017 totalizou R$ 375 milhões”, defendeu.

No fim da pauta, o vereador Chiquinho Telles tomou o microfone novamente alegando que o vereador Ademir Santana (PDT) havia votado com o líder do prefeito e não com o líder do partido, vereador Odilon de Oliveira (PDT). O presidente da sessão, vereador Cazuza (PP), afirmou que a mudança de voto não alteraria o resultado. O vereador Ademir Santana esclareceu o voto depois do bate boca. “Eu disse que voto com o líder, quem pediu meu voto foi o Chiquinho”, disse. Como o vereador Cazuza não reconsiderou o voto, Telles demonstrou irritação. “Essa casa é justa, é legítima, o senhor não pode passar por cima do voto”, cobrou.

Nos siga no Google Notícias