ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Política

Desinteresse de vereadores novatos marca intensivão sobre como legislar

Alberto Dias | 08/02/2017 17:29
Câmara Municipal afirma, via assessoria, que divulgará o total de participantes somente ao final do curso. (Foto: Alcides Neto)
Câmara Municipal afirma, via assessoria, que divulgará o total de participantes somente ao final do curso. (Foto: Alcides Neto)

Apenas dois vereadores, entre 18 novatos, se interessaram em assistir explicações sobre orçamento público na tarde desta quarta-feira (8), no plenário da Câmara Municipal. No "intensivão" de cinco dias promovido pela casa de leis, os assuntos variam conforme o cronograma e o período. O desinteresse, porém, parece constante.

A uma semana da primeira sessão ordinária de 2017, vários parlamentares optaram por aproveitar o fim do recesso, enquanto o Legislativo oferece orientações, por exemplo, sobre projetos de lei e seus trâmites. Pela manhã, o número de vereadores pelos corredores era um pouco maior. Alguns, no entanto, foram direto para os gabinetes.

Na quinta e sexta-feira (2 e 3), o total de parlamentares nas aulas não teria passado de 10 por dia, com maior concentração sempre no período matutino. Ao Campo Grande News, o Legislativo Municipal informou, via assessoria, "que todos os gabinetes estão representados no curso, por assessores". Não respondeu, no entanto, se existe lista ou comprovação de presença.

No momento da foto, estavam por ali apenas os vereadores Junior Longo (PSDB) e Vinicius Siqueira (DEM). Ambos, graduados em Direito, aprovaram a iniciativa.

"O curso é muito bom, interessante no sentido de aprendizado, principalmente para nós novatos que estamos chegando", comentou o tucano. Já o democrata diz nao ser possível repassar vasto conteúdo em apenas cinco dias, mas considera o curso é válido. "Não vejo outras Câmaras fazerem isso pelo Brasil, então, não vou criticar. Tomara que cresça, amplie".

Enquanto isso, a reportagem procurou saber o que faziam outros vereadores recém-eleitos e que 'estrearão' dia 15, na abertura dos trabalhos.


Cida Amaral (PTN) estava a metros dali, cuidando da reforma de seu gabinete, liberado apenas ontem pelo ex-vereador e agora deputado estadual Paulo Siufi (PMDB). "Como eu fiquei desalojada um tempo, não quero que aconteça o mesmo com o Dr. Sami", justificou a enfermeira, que deve desocupar seu espaço provisório para a entrada do médico Wilson Sami Saauma Ibrahim, que ocupará a cadeira que era de Siufi.


Já a ex-secretária municipal Dharleng Campos (PP) alegou agenda externa no bairro Aero Rancho. "Hoje tinha que atender. É a agenda que faço em todos os bairros, quando visito as famílias", disse, lembrando também de compromisso na igreja Perpétuo Socorro, onde diz ser ministra. 

Contudo, nos primeiros dias de curso, a progressista "passou" pelas aulas em apenas um dos períodos. "Minha equipe toda está participando. Tenho muitos técnicos no meu gabinete, na área contábil, direito e administração". Quatro assessores a representam.

Nesta quarta-feira (8), o ex-secretário municipal Ivan Jorge aborda Orçamento Municipal. (Foto: Alcides Neto)
Nesta quarta-feira (8), o ex-secretário municipal Ivan Jorge aborda Orçamento Municipal. (Foto: Alcides Neto)

Quem também apenas passou por ali foi João Cesar Mattogrosso (PSDB). Sua assessoria alegou que o empresário estava em reunião externa, mas que "deu uma passadinha no curso".

Já o enfermeiro Hederson Fritz (PSD) aponta que foi apenas pela manhã, quando estudou limite prudencial, de reserva, de repasse e planejamento. "Não tinha me atentado para o impacto disso em relação aos projetos previstos, não tinha feito essa correlação", ponderou.

"Mandei representante" – O convite feito aos 29 vereadores, estende-se às equipes de gabinete, incluindo os veteranos, ou seja, os 11 reeleitos que seguem na Casa. Porém, como a maioria da atual legislatura, iniciada em 1º de janeiro, é novata - 18 deles - esperava-se interesse desta categoria sobre assuntos abordados ao longo do curso, relacionados diretamente ao exercício da vereança. 

Entre os temas estão: Regimento Interno; Técnica e processo legislativo; Sistema e gestão interna; Cerimonial e Assessoria de Imprensa, entre outros, sempre ministrados pelo corpo técnico do Legislativo Municipal. O curso encerra nesta sexta-feira (10).

Nos siga no Google Notícias