ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Política

Dilma vai incluir no PAC rodovia que criará nova rota turística em MS

Lidiane Kober | 06/08/2013 19:06
Puccinelli saiu de reunião com ministra certo que quatro obras serão incluídas pela presidente no PAC (Foto: Cláudio Cruz)
Puccinelli saiu de reunião com ministra certo que quatro obras serão incluídas pela presidente no PAC (Foto: Cláudio Cruz)

O governador André Puccinelli (PMDB), saiu, nesta terça-feira (6), da reunião com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, convicto de que a presidente Dilma Rousseff (PT) incluirá no PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) investimento de R$ 391 milhões para pavimentar 238 quilômetros da BR-419. Com a obra, uma nova rota turística surgirá em Mato Grosso do Sul, com a interligação da região de Coxim e do Pantanal às águas de Bonito e à região de Porto Murtinho.

“A ministra deu quase certeza da inclusão do investimento no PAC, atendendo a presidente, que se comprometeu, na entrega de ônibus em Campo Grande, em maio passado, a pavimentar a rodovia”, disse Puccinelli, em entrevista por telefone ao Campo Grande News. A expectativa, segundo ele, é dar largada a obra ainda no ano que vem.

O otimismo se deve a parecer do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) sobre o projeto executivo, elaborado pelo Governo do Estado e entregue à ministra. “A proposta já foi feita sob as normas do Dnit e o Ibama não se manifestou contra o licenciamento ambiental”, destacou o governador. “O projeto foi classificado de boa qualidade”, emendou.

Pleito antigo dos prefeitos, a BR-419 interligará a região de Aquidauana ao Pantanal praticamente inexplorável de Rio Verde. Do ponto de vista logístico, a obra ainda desafogará o tráfego de grãos na BR-163 e ligará a região a BR-262 e a BR-267.

Sul-fronteira - Puccinelli também saiu convencido de que o Governo Federal abraçará a proposta de estender em 238 quilômetros a Sul-fronteira Integração, de Coronel Sapucaia a Mundo Novo. O projeto inicial prevê a ligação de Ponta Porã a Sete Quedas, passando por Aral Moreira, Paranhos e Sapucaia.

Bolsão – Para a região do Bolsão, o governador reivindicou a Miriam Belchior a pavimentação de 41 quilômetros da antiga MS-483, recentemente federalizada, entre Paranaíba e a Ponte do Guilhermão, na divisa com o Paraná. “Na minha frente, a ministra mandou o Dnit fazer um estudo para viabilizar a obra”, contou Puccinelli.

Outro pleito foi a conclusão do anel ferroviário de Três Lagoas. “A nossa parte, como a construção de pontes, foi feita, mas a obra está parada há 20 meses, esperando pela ação do Governo Federal”, frisou o governador à ministra. Em resposta, ela prometeu mandar tocar “rápido” a obra para entregá-la no ano que vem.

Nos siga no Google Notícias