ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Política

Dilma vai indicar Humberto Costa como novo líder no Senado

Leonardo Rocha | 24/02/2016 13:22
Humberto Costa será novo líder do Governo, no Senado Federal (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)
Humberto Costa será novo líder do Governo, no Senado Federal (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

A presidente Dilma Rousseff (PT) deve confirmar nesta tarde (24), a indicação do senador Humberto Costa (PT-PE), como seu novo líder no Senado Federal. O cargo está vago desde a prisão de Delcídio do Amaral (PT), no dia 25 de novembro do ano passado. A função era exercida de forma interina por José Pimentel (PT-CE).

De acordo com o site UOL, desde o começo do ano o governo estava sondando nomes do PMDB para assumir a função, tendo como critério escolher alguém com bom trânsito com os demais partidos, inclusive com a oposição.

Humberto Costa já era líder da bancada do PT no Senado e agora tem a função de defender os interesses do Governo Federal, mediando o diálogo com os partidos, para aprovação de projetos do Palácio do Planalto. Considerado um petista "raiz", a escolha do novo líder pode gerar "ciúmes" nos demais partidos da base aliada.

As reclamações sobre um favorecimento ao PT, no Congresso Nacional, em detrimento de outros partidos da base, são frequentes entre senadores e deputados. Humberto irá assumir um dos cargos mais importantes do Senado, já que faz a mediação entre a União e os parlamentares.

O senador de Pernambuco tem 58 anos, se filiou ao PT em 1980, e nunca deixou a legenda. Começou a carreira política como vereador em Recife (PE) e foi eleito para o Senado Federal em 2010. Durante o mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ocupou o cargo de ministro da Saúde.

Nos siga no Google Notícias