ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Política

Direção nacional do PSDB deve vetar aliança com o PT no Estado

Leonardo Rocha | 09/01/2014 12:00
Aliança entre Delcídio e Azambuja pode ser vetada pela direção nacional do PSDB (Foto: Divulgação)
Aliança entre Delcídio e Azambuja pode ser vetada pela direção nacional do PSDB (Foto: Divulgação)

A direção nacional do PSDB deve vetar a pretensão do partido em Mato Grosso do Sul de se aliar com o PT nas eleições deste ano. As alianças regionais vão ter que ser submetidas ao crivo dos dirigentes em Brasília, evitando que os tucanos nos estados se juntem aos adversários no plano nacional.

No início de fevereiro, segundo o colunista do Jornal o Globo, Ilimar Franco, a executiva nacional do PSDB deve aprovar a resolução que retira a autonomia dos diretórios regionais, já que estas decisões devem atender aos interesses da candidatura presidencial do senador Aécio Neves (PSDB).

Os tucanos querem evitar que acordos favoreçam candidatos na Câmara dos Deputados, porém não seja interessante para a campanha do candidato a presidente.

Em Mato Grosso do Sul, os dirigentes do PSDB e PT que já haviam estado no mesmo palanque do prefeito Alcides Bernal (PP), em Campo Grande, estavam em conversas adiantadas para seguirem juntos na eleição deste ano.

O deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB) que pode ser candidato ao senado, já havia feitos várias declarações dizendo que poderia se aliar ao senador Delcídio do Amaral (PT), pré-candidato ao governo estadual.

O próprio PT já possui uma resolução da executiva nacional que proíbe a realização de alianças com o PSDB, PPS e DEM, já que os três partidos formam a oposição a presidente Dilma Rousseff (PT), em Brasília.

Lideranças tanto do PT como do PSDB haviam declarado que esta “aliança” possuía vários obstáculos e rejeição nas duas legendas. A resistência não era apenas em nível nacional, mas em relação a alguns dirigentes regionais.

Nos siga no Google Notícias