A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

16/09/2012 00:27

Em 2h, debate da Guanandi evidencia polarização entre Giroto e Bernal

Fabiano Arruda
Candidato Edson Giroto, do PMDB. (Foto: Minamar Junior)Candidato Edson Giroto, do PMDB. (Foto: Minamar Junior)
Alcides Bernal, do PP.Alcides Bernal, do PP.

O segundo debate, transmitido pela televisão, entre os sete candidatos que disputam a eleição em Campo Grande evidenciou a polarização entre os candidatos Edson Giroto (PMDB) e Alcides Bernal (PP).

Os dois, que desde o início da campanha aparecem nas pesquisas como primeiro e segundo colocados na preferência do eleitor, tiveram os principais embates verbais durante o debate realizado pela TV Guanandi nesta noite, em mais de duas horas de perguntas e respostas.

Giroto, candidato do governador André Puccinelli (PMDB) e do prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PMDB), que estiveram na emissora para acompanhar o evento, procurou, em suas respostas, acentuar sua experiência como secretário de Obras por 10 anos no município e responder ao bombardeio dos outros candidatos que, assim como tem ocorrido durante toda a campanha, centram a estratégia nas críticas ao Executivo municipal.

O progressista repetiu os discursos críticos à administração, classificando como falta de planejamento as falhas na infraestrutura na cidade, como o problema das enchentes, além do trânsito, culpando como responsabilidade do peemedebista por ele ter sido secretário.

Em resposta, foi questionado por Giroto sobre porque, enquanto vereador, não agiu para contribuir com o planejamento da cidade.

Os dois se enfrentaram diretamente em perguntas no segundo e terceiro bloco do debate. Na primeira oportunidade, a discussão foi sobre a integração entre transporte coletivo e individual. Na segunda, o trânsito novamente pautou o embate.

“Fui secretário de Obras e Campo Grande foi eleita a capital com maior qualidade de vida; 96% dos campo-grandenses dizem que gostam de morar aqui, então, fiz meu trabalho bem feito”, disse Giroto.

“Campo Grande não está um caos. Os problemas existem, mas só com críticas não se resolve. É preciso trabalhar”, completou o peemedebista.

“Se era para fazer o senhor já teria feito. Por isto chegou a hora da mudança”, discursou Bernal.

“Tem candidato que foi vereador por seis anos e não fez projeto ou planejamento”, afirmou Giroto em referência ao candidato do PP. “O papel do vereador é auxiliar o prefeito”, retrucou Bernal.

Da esquerda para direita: Marcelo Bluma, Vander Loubet, Edson Giroto, Sidney Melo e Alcides Bernal, momentos antes do início do debate.Da esquerda para direita: Marcelo Bluma, Vander Loubet, Edson Giroto, Sidney Melo e Alcides Bernal, momentos antes do início do debate.

Propostas - Durante as mais de duas horas de debate, os seis candidatos que formam a oposição à atual administração foram unânimes ao repetir discursos, como exemplos, de que a saúde é problema de gestão e que, na educação, é preciso aumentar o número de Ceinfs (Centros de Educação Infantil).

Além disso, convergiram no discurso de valorizar o funcionalismo público municipal com a implantação do Plano de Cargos Salários e Carreiras.

Entre as propostas, Giroto afirmou que vai criar 30 novos Ceinfs na Capital, contratar mais 400 médicos para a saúde pública e recapear toda a cidade, a exemplo das obras que foram feitas na avenida Afonso Pena.

Reinado Azambuja (PSDB) pregou a humanização no atendimento na saúde, contratação de mais profissionais, participação popular, interromper a cobrança da taxa de asfalto, criação do hospital municipal, além de incentivos ao pequeno produtor para que Campo Grande deixe de importar hortifrutis.

Vander Loubet (PT) voltou a pregar a criação das subprefeituras nas sete regiões da cidade para descentralizar a administração; prometeu investigar a composição da tarifa do transporte público, além de reduzi-la em R$ 0,25, bem como congelar o IPTU por dois anos.

Entre suas proposições, Marcelo Bluma (PV) defendeu a priorização em planejamento urbano para que a Capital cresça de forma sustentável. Como exemplo, citou que as regiões da cidade teriam de contar com centrais de atendimento ao cidadão para que o contribuinte não precise se deslocar ao Centro.

Sidney Melo, do PSOL, pediu ao eleitor que vote pela mudança. Disse que falta seriedade na aplicação dos recursos na Saúde e que vai dar gestão eficiente aos recursos. Também prometeu que, caso eleito, vai criar o hospital pediátrico.

Reinaldo Azambuja, do PSDB.Reinaldo Azambuja, do PSDB.
Suél Ferranti, do PSTU.Suél Ferranti, do PSTU.

Suél Ferranti, do PSTU, quer todos os setores de responsabilidade exclusiva do município. Ainda criticou o sistema capitalista e defendeu a implantação do IPTU progressivo. “Quem tem menos paga menos”.

Entre suas propostas, Bernal disse que vai implementar programas que priorizem o desenvolvimento econômico de acordo com a vocação de cada região, criando políticas de qualificação de mão de obra. Também prometeu que, caso eleito, vai rever as licitações do lixo e do transporte coletivo.

Blocos - O debate promovido pela TV Guanandi foi dividido em cinco blocos. No primeiro, os candidatos falaram sobre temas específicos.

Sidney Melo ficou como tema Saúde, Vander com Assistência Social, Bernal com Geração de Emprego e Renda, Suél com Infraestrutura e Meio Ambiente, Giroto com Transporte Público e Trânsito, Azambuja com Educação e Bluma com Política Tributária.

No segundo e terceiro blocos os concorrentes fizeram perguntas entre si e, no quarto bloco, responderam às perguntas de jornalistas convidados. No último, fizeram suas considerações finais.



O povo reclama da passagem de ônibus, mas não reconhece q a grande maioria de seus usuários,os estudantes, a utilizam de GRAÇA(única cidade do país).No debate reclamaram da violência no trânsito, mas q eu saiba imprudência não é culpa do governo. Meu Deus, se querem vida boa, vão morar em São Paulo entaum, o trânsito e a vida de lá são "ótimos".O salário da ingratidão é só a REGRESSÃO#. Abs
 
Geisy Alves em 17/09/2012 12:44:43
Criticam tanto o PMDB por ter feito da cidade um canteiro de obras, mas não reconhecem q desse concreto foram feitas escolas, casas populares, reforma de hospitais, não só asfalto como falam, não sejamos ingratos. Parecem até q querem impedir q o progresso seja pleno na capital. Nesse debate só vi críticas eleitoreiras. Acorda CG!!!
 
Geisy Alves em 17/09/2012 12:15:07
O Alcides Bernal reclama q é necessário construir mais Creches e q elas devem funcionar em diversos horários, depois em um outro momento do debate fala q não quer transformar em depósito de crianças, dá pra entender? Azambuja e Bernal até q são bons candidatos, mas em questão de preparo, sem sombra de dúvidas o Giroto é o melhor.
 
Geisy Alves em 17/09/2012 12:00:40
Sidney M.:tem uns projetos muitos bom outro sem noção mostra o quanto esta despeparado para o cargo e sem força politica.Ñ voto nele.
Suél F.: tem uns projetos que eu pergunto se ele tem celebro.ñ voto nele
Vander L.:um bom DF mais seus aliados ñ vale o chão que pisa e extrategica equivocada ñ vivo na cidade ele apregou na capanha:ñ voto nele.
espero ter ajudado minha querida morena.
 
Alexandre Alves de Melo em 17/09/2012 09:28:31
Marcelo Bluma: bom politico defensesor do ecossistema mais sem força politica seria um suicídio colocar ele na prefeitura:Ñ voto nele.
Reinaldo Azanbuja:o mais experiente deles foi DE e DF atuante prefeito por 8 anos de maracaju sendo aprovado por mais de 90% Merece nosso respeito.meu voto e dele.
.......
 
Alexandre Alves de Melo em 17/09/2012 09:19:53
Alcides Bernal foi muito bem no debate! Bernal, Sidney e Azambuja foram os melhores.
 
Johnny Daniel Nogueira em 17/09/2012 09:14:57
Alcides B.:6 anos de vereador e 2 anos de DE e ñ vejo ele falando de alguma beneficio para nossa capital isto evidenciar mais minha tece q este pessoa que ussa a mídia são uma verdadeira encanação.Ñ merece nosso voto.
E.Giroto:foi secretario de obras por 10 anos em Campo Grande e só sendo seco para Ñ ver a evolução de nossa cidade neste periodo.isto bera ao manopolio o PMDB vai ficar 20 anos ñ vot
 
Alexandre Alves de Melo em 17/09/2012 09:12:23
Legal ver este cometário e ver que o nível de pensamento da população esta mudando falar que vai fazer isso e aquilo que nem o Sr.zeca que afundou mais o nosso estado.
Vou evidenciar minhas analises sobre os candidatos na minha opinião só tem dois capaz de fazer um bom trabalho na prefeitura de campo grande vamos pensar pessoal:
 
Alexandre Alves de Melo em 17/09/2012 09:02:30
colocar 1 pmdebista na prefeitura municipal é o mesmo que reeleger o atual prefeito pela terceira vez,gostaria de saber se eleito ele vai fiscalizar a distribuição das casas popularees por que tem gente que ganha casa todo ano e é a mesma pessoa
 
Ilton Oliveira em 17/09/2012 07:26:13
O Giroto é o melhor nome para continuarmos prosseguindo com o desenvolvimento da nossa cidade...
 
claudio roberto em 17/09/2012 01:26:10
Precisa investir na qualidade do material humano no atendimento ao cidadao, seja na educacao, na saude ou na segurança...material físico existem, falta apenas o comprometimento dos que prestam serviços e cobrança de bom atendimento, pontualidade. Como se fosse uma empresa privada, onde se vc faltar ao serviços tem desconto no salário. MUDAR A MENTALIDADE ajudaria muito.
 
Moema almeida em 16/09/2012 11:23:20
É muito triste ver nossos candidatos atacarem os profissionais de saúde. Somos classificados como descompromissados com a saúde de nossa capital. A nossa saúde tem problemas. Tem!! Mas até o presente momento ninguem mencionou que reduzimos a mortalidade infantil, que reduzimos o nº de internações por consequencia da H.A, amputações por D.M, que saúde não se faz somente com o profissional médico.
 
cristina beckman em 16/09/2012 10:54:00
Caro Giroto, se o senhor pretende seguir os passos do Prefeito atual, como também do atual Governo, lembre-se de que temos em Campo Grande os menores salários municipais e os maiores impostos do país. Temos também uma das maiores taxas de energia elétrica, água e esgoto do país. Inclui-se nesta lista o passe de ônibus.
 
Vanessa Casimiro Soares em 16/09/2012 10:25:56
Caro Giroto, a população precisa de profissionais capacitados e bem remunerados. Um profissional de apoio educacional para portadores de necessidades especiais precisa estar capacitado, o aluno tem que sentir-se protegido e seguro junto ao profissional que o assiste. São necessários preparação, vontade, amor verdadeiro à profissão e, até hoje este profissional recebe o mesmo que o aux. de secretaria.
 
Allan George Casimiro Soares em 16/09/2012 10:21:00
as pessoa são tratadas como se fossem um monte de concreto .... ninguém esta nem ai para o próximo , mas quando falecer um ente querido por falta de atendimento na saúde ai sim ficamos abraçados no asfalto ou concreto já que é isso que queremos
 
eriton diones caetano em 16/09/2012 10:13:04
Ser secretario disto ou daquilo não quer dizer nada. Quem ao meu ver esta sim preparado é o Sr Reinaldo Azambuja.
 
Ananias Casagrande Luziano em 16/09/2012 10:06:00
Debate fraco e falho. Nas perguntas e no tempo (tréplicas). Não gostei. Mas assim assisti e confirmei meu pensamento. Alarido disso ou daquilo, bravata, voz raivoza e tipo um novo COLLOR DE MELO, QUE VEM PRA ARREBENTAR E MUDAR, PRA MIM,é PAPO FURADO. Dos que se sobressairam no debate, na minha avaliação foi o do PSOL, Sidney. Mas voto na sequencia.
 
francisco fetter em 16/09/2012 09:49:00
Concordo com a JACKELLYNNE SILVA SIMOES isso e uma pena! Educação para crescimento sustentavel da nossa cidade.
 
Ederson Lopes em 16/09/2012 09:46:58
Pessoal, acordem. Chega de discurso barato, ninguem faz nada sem dinheiro, qualquer leigo tem consciencia disso. Congela-se tudo, e faz o progresso da cidade como?. Gostaria que me dessem essa receita, é um milagre. Outra critica que faço e cobro desses candidatos com soluções mirabolantes, o que voces fizeram para ajudar a resolver esses problemas que voces apontam?. Voces não respondem?
 
Rose Mary Miranda Tomi em 16/09/2012 09:38:35
Todo debate eleitoral na tv é importantíssimo para a democratização do processo, infelizmente o que falta é mais tempo no horário para debater e esclarecer os outros temas, assim como a educação e saúde a questão da assistência social tão quão é importante de ser tratada bem como lazer e cultura que não foram tratadas.
 
Alan Oliveira em 16/09/2012 09:32:09
Acho uma tristeza candidatos a prefeito priorizarem tantas obras e modificações na infra-estrutura da cidade sem precisão ao invés de preocupar-se com a EDUCAÇÃO que é a base do progresso.
 
JACKELLYNNE SILVA SIMOES em 16/09/2012 09:11:00
quem assistiu ao debate com certeza viu quem é quem, falar bonito não resolve nada, falar que tem q fazer isso e aquilo é muito fácil, queremos saber como será feito, eu estava em duvidas mas agora estou decidido, vamos votar em alguem que tem experiencia e sabe como resolver os problemas de uma cidade grande
sem sombra de dúvidas giroto é o mais preparado, acorda campo grande
 
amadeu silva em 16/09/2012 08:57:48
Concordo com Andrey, os médicos nunca estão satisfeitos com o salário, para ele o serviço no município é um bico. Acredito que deveria haver mais fiscalização nos postos, acompanhando se os médicos vão ou não trabalhar.
 
Sonia Silva em 16/09/2012 08:23:56
Que me desculpem os organizadores do debate, mas a TV Guanandy errou na escolha dos temas! cadê a segurança pública? Como que vocês me colocam assitência social e não colocam segurança?
 
Paula Lutero em 16/09/2012 08:12:32
O Sr. Suél Ferranti está bem uns 200 anos tentando ser eleito para um cargo público, já participou de muitos debates televisivos e, ainda assim, continua a balbuciar palavras e ignorar os métodos de argumentação e prova. Essa é face mais escarnecida socialismo/comunismo no Brasil.
 
Wilker Delgado em 16/09/2012 04:54:35
Hospital pediátrico? Depois as pessoas não tem como ir por falta de passe. Que proposta mais indecente. Estrutura já tem, quero ver contratar mais pediatra. Não é um problema da Prefeitura é um problema que muitos médicos nao quere atender pelo SUS.
 
Andrey Fontenello em 16/09/2012 02:07:36
Quero parabenizar o candidato Alcides Bernal pelo excelente desempenho no debate se sobressaindo sobre os demais candidatos, parabéns Alcides Bernal.
 
gustavo vinha em 16/09/2012 01:31:38
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions