ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Política

Enersul usa "gatos" para lucrar mais, denuncia deputado

Redação | 31/03/2009 10:48

O deputado Maquinhos Trad (PMDB) disse esta manhã, ao avaliar o relatório econômico da Enersul, que a empresa tem se beneficiado das fraudes para lucrar às custas do consumidor.

O índice de perdas não técnicas, onde estão incluídos os "gatos", saltou de 6% em 2004 para 9,6% no ano passado. Ocorre que, explica o deputado, a Enersul não perde os valores consumidos, embora quem faça gambiarra também não pague.

Isso porque o transformador da região onde estão essas pessoas registra o consumo e ele é rateado entre os pagantes. Além disso, a Enersul depois calcula o índice de perdas e inclui como componente para o índice de reajuste, ganhando mais uma vez.

Para o deputado, isso faz com que a empresa não seja tão atuante na fiscalização e combate às fraudes. Ele cita que os recursos vindos da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para programas neste sentido aumentaram, mas as fraudes também.

Outro ponto questionado é o repasse de R$ 42 mil à Seprotur (Secretaria de Produção e Turismo) "para diagnóstico energético nas instalações elétricas da unidade consumidora". Na avaliação do deputado ações como esta não poderiam ser custeadas pela energética.

Também é questionado investimento em modernização do programa de iluminação pública em 10 municípios. Marquinhos ressalta que as cidades já contam com a Cosip (Contribuição para Iluminação Pública) justamente para isso.

Nos siga no Google Notícias