A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 21 de Setembro de 2018

31/03/2009 10:48

Enersul usa "gatos" para lucrar mais, denuncia deputado

Redação

O deputado Maquinhos Trad (PMDB) disse esta manhã, ao avaliar o relatório econômico da Enersul, que a empresa tem se beneficiado das fraudes para lucrar às custas do consumidor.

O índice de perdas não técnicas, onde estão incluídos os "gatos", saltou de 6% em 2004 para 9,6% no ano passado. Ocorre que, explica o deputado, a Enersul não perde os valores consumidos, embora quem faça gambiarra também não pague.

Isso porque o transformador da região onde estão essas pessoas registra o consumo e ele é rateado entre os pagantes. Além disso, a Enersul depois calcula o índice de perdas e inclui como componente para o índice de reajuste, ganhando mais uma vez.

Para o deputado, isso faz com que a empresa não seja tão atuante na fiscalização e combate às fraudes. Ele cita que os recursos vindos da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para programas neste sentido aumentaram, mas as fraudes também.

Outro ponto questionado é o repasse de R$ 42 mil à Seprotur (Secretaria de Produção e Turismo) "para diagnóstico energético nas instalações elétricas da unidade consumidora". Na avaliação do deputado ações como esta não poderiam ser custeadas pela energética.

Também é questionado investimento em modernização do programa de iluminação pública em 10 municípios. Marquinhos ressalta que as cidades já contam com a Cosip (Contribuição para Iluminação Pública) justamente para isso.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions