ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Política

Equipe de Delcídio discute agricultura familiar com 200 lideranças de assentados

Josemil Arruda | 12/05/2014 17:17
Plenária do PT sobre agricultura familiar em assentamento de Sidrolândia (Foto: divulgação)
Plenária do PT sobre agricultura familiar em assentamento de Sidrolândia (Foto: divulgação)

Cerca de 200 lideranças de assentamentos e pequenos produtores rurais discutiram, no final de semana, no Assentamento Eldorados, em Sidrolândia, formas de incrementar a produção da agricultura familiar em Mato Grosso do Sul, durante reunião com a equipe que elabora o programa de governo do pré-candidato a governador do PT, senador Delcídio do Amaral.

O debate foi considerado bastante produtivo por um dos coordenadores, Edilson Sárate, ao lembrar que assentados e pequenos produtores rurais sofrem, em seu dia-a-dia, os mais diversos problemas, como a falta de atendimento médico, pouco crédito e dificuldades para escoar e comercializar a produção.

“No final de quase três horas de debate, onde todos tiveram a oportunidade de opinar, recolhemos sugestões que serão muito úteis na elaboração do programa de governo, entre elas a necessidade de se garantir acesso a saúde, estradas vicinais em boas condições, a diversificação da produção, ampliação da assistência técnica e a abertura de canais de diálogo com os diferentes níveis de governo, para melhorar o tempo de resposta às reivindicações dos pequenos agricultores”, informou Sárate.

Coordenador político do escritório de Delcídio, o professor Pedro Chaves (PSC) considera que a metodologia de consultar a população através de reuniões plenárias como a que aconteceu em Sidrolândia ou através do site www.darpalavra.com.br, criado pelo PT e aliados com a mesma finalidade, se revelou vitoriosa. “Essa é uma nova forma de fazer política, democrática, abrangente, participativa, um divisor de águas em Mato Grosso do Sul”, enalteceu.

Nos últimos dias, a coordenação do programa de governo do PT realizou três plenárias, uma sobre Ciência e Tecnologia e outra sobre Saúde, em Campo Grande, e uma sobre a Agricultura Familiar, em Sidrolândia. Essa semana vão acontecer mais três, uma tendo Direitos Humanos como tema, nesta terça-feira (13), às 9h , no auditório da Mace, em Campo Grande, outra sobre Agricultura Familiar, sexta-feira (16), no Assentamento Itamaraty, em Ponta Porã, e a terceira sobre Turismo, sábado(17), no Hotel Jandaia, na Capital. A intenção é concluir os debates até o final de junho.

O senador Delcídio do Amaral considera o melhor caminho é discutir propostas, em vez de polêmicas estéreis com adversários. “Enquanto meus adversários estão envolvidos em um bate boca estéril, com muita baixaria e troca de acusações, eu e minha equipe estamos preocupados em trabalhar para apresentar aos eleitores propostas exequíveis, que terão impacto positivo no dia-a-dia das pessoas”, afirmou Amaral. “Vamos debater também infraestrutura, cultura, educação, segurança e vários outros assuntos até junho. É isso que interessa. O resto é conversa fiada”, acrescentou.

Nos siga no Google Notícias