ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Política

Estado chama categorias para dar resposta sobre reajuste nesta segunda

Primeiro, Estado anunciou reajuste zero e depois pediu prazo para pensar em uma proposta

Mayara Bueno | 03/07/2017 09:32
Reunião em 9 de junho entre Fórum dos Servidores e Governo. (Foto: Lucas Junot/Arquivo).
Reunião em 9 de junho entre Fórum dos Servidores e Governo. (Foto: Lucas Junot/Arquivo).

A negociação salarial das 47 categorias de servidores pode encerrar nesta segunda-feira (3), quando representantes do Fórum dos Servidores se reunirão com o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB). O anúncio vem depois que falou-se em congelamento dos salários e após duas horas de reunião com o Fórum em junho.

Conforme um dos representantes, o presidente do Sinpol (Sindicato dos Policiais Civis de MS), Giancarlo Miranda, a reunião está marcada para 14 horas. A SAD (Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização) também confirma o horário da reunião, que será realizada na Governadoria, no Parque dos Poderes. 

Até então, o Estado havia anunciado o “reajuste zero”, afirmando não ter possibilidades financeiras de arcar com qualquer aumento. Questionada pelas categorias o governo, então, decidiu repensar a decisão e pediu prazo até hoje para fazer o anúncio. 

Neste período, Azambuja disse que estava procurando uma equação para resolver a situação de aumento e ficou de encontrar uma saída renegociando financiamentos com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e a reposição da arrecadação do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços).

Ainda conforme o representante do Fórum, a expectativa é que Reinaldo dê algum reajuste. “Não acredito que vão fazer um esforço de chamar todo mundo para manter o reajuste zero”, disse.

Para o presidente, o Estado tem condição de dar aumento. “Neste período da atual gestão, foi quando houve mais recurso, com repactuação de dívida, depósitos judiciais. Há possibilidade de reajuste”.

A reportagem tentou contato com o secretário de Administração, Carlos Alberto Assis, para saber qual a proposta que será apresentada às categorias, além de detalhes do anúncio, mas não conseguiu resposta até o fechamento e publicação do texto. A assessoria de imprensa do titular ficou de levantar a demanda.

Manifestação - Conforme outro representante do Fórum, o presidente do Sinsap (Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária de Mato Grosso do Sul), André Luiz Garcia Santiago, servidores estão sendo convocados para uma manifestação na frente da governadoria.

Nos siga no Google Notícias