ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Política

Estado quer usar fundo para indenizar terras que são alvo de conflitos indígenas

Ideia é, finalmente, ativar o Fundo Estadual de Terras Indígenas, idealizado em 2012

Lucia Morel | 08/05/2023 15:07
Autoridades em reunião hoje de manhã na Famasul. (Foto: Governo de MS)
Autoridades em reunião hoje de manhã na Famasul. (Foto: Governo de MS)

O Governo de Mato Grosso do Sul quer pagar pelas terras em áreas de conflito entre produtores rurais e indígenas, priorizando as localizadas nas cidades de Antônio João e Sidrolândia. Reunião hoje de manhã na Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) tentou encontrar um meio de solucionar os problemas.

A principal ideia que deve ser levada ao Governo Federal é de destinar os recursos do Fepati (Fundo Estadual de Terras Indígenas) para o ressarcimento do valor das terras em conflito. O fundo foi criado em fevereiro de 2012 pela Assembleia Legislativa, através de lei autorizativa, mas não foi colocado em prática pelo governo estadual na época. Agora, a tentativa é que a União autorize que os recursos para o fundo provenham dos pagamentos de dívida do Estado com o Governo Federal.

Na prática, o montante seria usado para a aquisição de áreas, dando prioridade àquelas onde os conflitos são mais intensos. Após a compra, as propriedades seriam doadas à União para serem repartidas entre as comunidades indígenas.

“A nossa meta é resolver um problema que se arrasta há muitos anos. O Governo do Estado está disposto a atuar com protagonismo nessas indenizações para que sejam resolvidos os conflitos fundiários e alcançarmos a paz no campo”, explicou o secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha.

A proposta em âmbito embrionário vai ser levada aos ministros Simone Tebet (Planejamento), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais), em uma reunião que acontecerá na quarta-feira.

Presente na reunião, o deputado federal Vander Loubet disse que “estamos debruçados nas alternativas e, principalmente, numa forma de acelerar esta pauta fundamental para o Estado e também para nosso País”, frisou. Ele adiantou que pedirá aos ministros uma agenda com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para apresentar as propostas do Estado.

A iniciativa pretende alcançar soluções consensuais também para os conflitos judiciais relativos ao direito indígena e dos produtores. “Trouxemos as tentativas de diálogo e conciliação que se iniciaram no âmbito do Tribunal Regional Federal da 3ª região”, disse a procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia.

Participaram ainda da reunião o presidente da Famasul, Marcelo Bertoni, e o deputado estadual Pedro Pedrossian Neto, que foi um dos articuladores do encontro.

Nos siga no Google Notícias