ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Política

Falha no supercomputador do TSE provocou atraso na divulgação das eleições

Luís Carlos Barroso, presidente do TSE, explicou que a falha ocorreu em "um dos núcleos de processadores do supercomputador"

Silvia Frias | 15/11/2020 20:33
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Ministro Luís Carlos Barroso, presidente do TSE, em coletiva (Foto/Reprodução)
Ministro Luís Carlos Barroso, presidente do TSE, em coletiva (Foto/Reprodução)

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), disse que o atraso na divulgação da votação no País foi consequência de falha em “um dos núcleos de processadores do supercomputador que processa a totalização dos votos”.

“Houve atraso na totalização dos resultados por força de problema técnico”, disse Barroso, durante entrevista coletiva há pouco, em Brasília. O ministro acrescentou que amanhã poderia prestar mais informações com base nas explicações prestadas pela Secretaria de Informática do TSE.

O ministro disse que o problema não afeta o resultado das eleições. Ele explicou que, na abertura dos trabalhos, é feita impressão na urna eletrônica para mostrar que não teve voto naquele equipamento.

Ao final do dia, o boletim com fiel resultado dos votos depositados é impresso e distribuído para os representantes dos partidos. “A ideia de que a demora possa trazer atraso em algum resultado não faz sentido”.

O ministro enfatizou que o problema ocorrido é “exclusivamente do TSE”, explicando que os TREs enviaram os dados ao tribunal superior normalmente. “Foi um problema técnico de hardware, o processo de somar essas mais de 400 mil seções é que ficou extremamente lento”.

Na entrevista, Barroso também falou sobre o “suposto vazamento” de dados que teria ocorrido esta manhã. Segundo relato feito pelo delegado aposentado da PF (Polícia Federal), Orlando Alexandre, ao ministro, este vazamento ocorreu anterioremente a 23 de outubro e refere-se a fatos “bastante pretéritos”, de 2001 e 2010, todos, de informações irrelevantes, disse o presidente do TSE, citando dados de ministros aposentados e antigos funcionários do tribunal.

Sobre o ataque ao sistema do TSE, Barroso disse que aconteceu às 10h41 (horário de Brasília), foi repelido a tempo e não teve qualquer relação com a lentidão na divulgação dos votos  no País. De acordo com o ministro, foi um acesso múltiplo de várias origens, vindo do Brasil, EUA e Nova Zelândia, tentativa de criar volume de acessos para derrubar o sistema, o que não aconteceu. “Foi completamente inócuo”.

Nos siga no Google Notícias