A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

22/08/2014 09:53

Fim da oncologia da Santa Casa vai abrir novas vagas, diz prefeito

Aliny Mary Dias e Kleber Clajus
Prefeito falou sobre situação durante agenda pública na manhã de hoje (Foto: Marcos Ermínio)Prefeito falou sobre situação durante agenda pública na manhã de hoje (Foto: Marcos Ermínio)

Anunciada ontem (21) após reunião entre a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a Santa Casa e o Hospital de Câncer Alfredo Abrão, o fechamento do setor da oncologia da instituição mantida pela Associação Beneficente, que tem prazo de 6 meses a um ano para acontecer, vai abrir vagas para outras especialidades. Essa é a promessa do prefeito Gilmar Olarte (PP).

Durante agenda pública na manhã desta sexta-feira (22), Olarte diz que ainda não houve conversa formal com Wilson Teslenco, presidente da ABCG (Associação Beneficente de Campo Grande), mas que “a mudança é positiva no aspecto de abrir vagas para outras especialidades”.

Olarte disse ainda que o hospital será “desafogado” com o fechamento do setor e que os pacientes serão encaminhads para o Hospital de Câncer. Sobre o aumento de repasse para o HC, Olarte afirma estudar a situação.

“Até o fim do ano, assim que as finanças tiverem equilibradas, o repasse do Hospital de Câncer será ampliado”, completa o prefeito.

Fim da oncologia - O setor ainda não foi fechado, porém todos os pacientes novos serão atendidos pelo Hospital do Câncer e os 600 em tratamento serão transferidos de forma gradativa. Deste total, 200 realizam quimioterapia. A Santa Casa tem um prazo de seis meses até um ano para a transferência e fechamento do setor.

Carmen Insfran Bernard, 48 anos, Norotilde Araújo Greco, 72 anos, e Maria Glória Guimarães, 61 anos, morreram nos dias 10, 11 e 12 de julho, respectivamente, devido à complicações durante o tratamento de câncer colorretal. Elas receberam doses do Fluorouracil (5-FU) em junho, apresentaram reações adversas e morreram em julho.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions