ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Governador diz que "clima de paz" no campo depende de ação da União em agosto

Leonardo Rocha | 15/07/2013 10:25
Governador afirma que União deve agir em agosto para evitar conflitos (Foto: divulgação)
Governador afirma que União deve agir em agosto para evitar conflitos (Foto: divulgação)

O governador André Puccinelli (PMDB) afirmou que o clima de paz no campo entre indígenas e produtores rurais depende da ação concreta do governo federal em agosto. Segundo ele, a fazenda Buriti em Sidrolândia deve ser o “ponto de largada” para que a União comece a resolver este conflito que já gerou transtornos no Estado.

“Esta previsto para o dia 5 de agosto, tem que começar pela fazenda Buriti e seguir em frente, vou acionar o MPF (Ministério Público Federal) e o governo federal para que não haja negligência”, destacou ele durante entrevista ao programa de rádio Tribuna Livre.

De acordo com Puccinelli, a melhor alternativa é a indenização das terras já que no Mato Grosso do Sul não há “grilagem” e as áreas foram concedidas pela União. “Se eles deram o título terão que ressarcir, é uma solução já acordada entre produtores e indígenas”, ponderou.

O governador ressaltou que são 9 etnias indígenas diferentes no Estado e que esta precisam de assistência e estrutura. “Quem auxilia os índios aqui é o governo estadual, com cestas básicas de 27 kg para 15 mil famílias, além de outros benefícios como vale universidade e ajuda de custo para deslocamento”, apontou.

André destacou que este “cuidado” deveria partir da Funai (Fundação Nacional do Índio) no entanto o governo estadual faz esta contribuição. “Tem muitas questões que merecem uma atenção maior da União, trabalhamos como interlocutor dos conflitos e na melhoria das condições de vida”, ressaltou ele.

Nos siga no Google Notícias