A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

15/07/2013 10:25

Governador diz que "clima de paz" no campo depende de ação da União em agosto

Leonardo Rocha
Governador afirma que União deve agir em agosto para evitar conflitos (Foto: divulgação)Governador afirma que União deve agir em agosto para evitar conflitos (Foto: divulgação)

O governador André Puccinelli (PMDB) afirmou que o clima de paz no campo entre indígenas e produtores rurais depende da ação concreta do governo federal em agosto. Segundo ele, a fazenda Buriti em Sidrolândia deve ser o “ponto de largada” para que a União comece a resolver este conflito que já gerou transtornos no Estado.

“Esta previsto para o dia 5 de agosto, tem que começar pela fazenda Buriti e seguir em frente, vou acionar o MPF (Ministério Público Federal) e o governo federal para que não haja negligência”, destacou ele durante entrevista ao programa de rádio Tribuna Livre.

De acordo com Puccinelli, a melhor alternativa é a indenização das terras já que no Mato Grosso do Sul não há “grilagem” e as áreas foram concedidas pela União. “Se eles deram o título terão que ressarcir, é uma solução já acordada entre produtores e indígenas”, ponderou.

O governador ressaltou que são 9 etnias indígenas diferentes no Estado e que esta precisam de assistência e estrutura. “Quem auxilia os índios aqui é o governo estadual, com cestas básicas de 27 kg para 15 mil famílias, além de outros benefícios como vale universidade e ajuda de custo para deslocamento”, apontou.

André destacou que este “cuidado” deveria partir da Funai (Fundação Nacional do Índio) no entanto o governo estadual faz esta contribuição. “Tem muitas questões que merecem uma atenção maior da União, trabalhamos como interlocutor dos conflitos e na melhoria das condições de vida”, ressaltou ele.

CNJ faz amanhã, na Capital, mais uma reunião sobre conflitos indígenas
O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) faz a partir das 9 horas desta terça-feira, no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, mais ...
Critérios para aquisição de áreas de conflitos são elaborados por grupo
Foi elaborado pelo grupo de trabalho designado pelo Ministério da Justiça algumas definições de áreas indígenas em Mato Grosso do Sul prioritárias a ...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions