ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Política

Governo federal "assumiu responsabilidade" por conflitos no Estado, diz André

Aline dos Santos e Leonardo Rocha | 28/06/2013 10:55
Com 40 participantes, reunião sobre conflito fundiário foi realizada ontem. (Foto: Marcos Ermínio)
Com 40 participantes, reunião sobre conflito fundiário foi realizada ontem. (Foto: Marcos Ermínio)

O governador André Puccinelli (PMDB), que participou ontem de reunião sobre o conflito fundiário, declarou que o governo federal resolveu assumir responsabilidade pela situação no Estado. “O governo federal chegou à conclusão que não pode ser grileiro de terra em Mato Grosso do Sul. Eles validaram terra e documentos no passado e agora precisam fazer uma correção no erro que eles próprios cometeram. As terras serão indenizadas porque a União errou”, afirmou.

A indenização, já aprovada pela presidente Dilma Rousseff (PT) para compra de 15 mil hectares em Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti, a Terra Buriti, deu novo ânimo aos envolvidos na disputa: fazendeiros e índios. Até então, a União reconhecia a terra indígena e só indenizava os produtores rurais pelas benfeitorias.

A possibilidade de um acordo veio depois de muitos conflitos e crimes. A questão passou a ser priorizada, desencadeando uma série de visitas de representantes do governo federal ao Estado, após a morte de Oziel Gabriel, de 35 anos, na desocupação da fazenda Buriti. A ordem de despejo foi cumprida em 30 de maio.

No relato de Puccinelli, a reunião teve passagens tensas. “Briga daqui, briga dali. Alguns pegaram o arco e flecha, levantaram a voz”, contou. Antes do início da reunião com 40 participantes, o governador saiu da sala para ir buscar indígenas no ponto de ônibus da Governadoria.

Conforme o cerimonial, eles foram barrados porque os nomes não estavam na lista repassada pelo Ministério da Justiça. “Eu deixei que o Ministério Público Federal indicasse os representantes dos indígenas na reunião”, disse o governador.
Para Puccinelli, a indenização vai corrigir um erro histórico.

Foram formadas três comissões para investigar caso a caso. “Se esta reunião não tivesse acontecido, poderíamos ter hoje conflito e violência no campo”, enfatizou. Os fazendeiros exigem pagamento em dinheiro. Somente no caso da Terra Buriti, levando em consideração o valor de mercado, o custo chega a R$ 180 milhões.

Nesta sexta-feira, na Governadoria, em Campo Grande, Puccinelli entregou instrumentos musicais para fanfarras de três municípios.

Nos siga no Google Notícias