ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Política

Governador diz que peixes morreram em quarentena sem planejamento

Aline dos Santos e Leonardo Rocha | 30/06/2015 10:06
Segundo Azambuja, comissão tem autonomia para decisões sobre Aquário do Pantanal. (Foto: Marcos Ermínio)
Segundo Azambuja, comissão tem autonomia para decisões sobre Aquário do Pantanal. (Foto: Marcos Ermínio)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) afirma que a antecipação da quarentena foi um dos fatores que levou à morte dos peixes que iriam povoar o Aquário do Pantanal. Após perda de 83% dos animais e relatório de especialistas no tema, o governo do Estado publicou hoje o encerramento do projeto pesquisa científica “Biodiversidade para todos: da água à popularização da ciência e proteção da vida por meio do Aquário do Pantanal”.

“Tive acesso ao relatório e a morte dos peixes foi em função de série de fatores, anteciparam uma quarentena sem planejamento. Nós montamos a comissão justamente para apurar irregularidades e encontrar os responsáveis por elas”, salienta o governador, que participou de evento nesta terça-feira na Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação).

Ainda segundo Azambuja, a comissão é quem toma as decisões e pode, inclusive, responsabilizar qualquer empresa por eventuais irregularidades. “Até porque nessa comissão existem órgãos de controle que tem essa finalidade, como Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado. O que a comissão pode fazer, se entender que existe algo de errado, é acionar judicialmente”, diz o governador.

O projeto de biodiversidade, cujo contrato foi rompido, era executado pela Anambi (Análise Ambiental Ltda). Conforme a assessoria de imprensa da Fundect (Fundação de Apoio e Desenvolvimento de Ensino e Ciências e Tecnologia), foram executados R$ 3 milhões do valor total de R$ 5.215.499,36. Desde novembro de 2014, 10.160 peixes morreram.

Comissão - O pente-fino começou em 6 de janeiro deste ano, logo que Reinaldo Azambuja assumiu o comando do Estado. Após 90 dias, foi prorrogado por igual período em abril. Desta forma, o novo prazo termina em 7 de julho.

A equipe é plural, com representantes de secretarias e entidades. Do Estado, participam membros das secretarias de Governo e Gestão Estratégica, Infraestrutura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico e Procuradoria-Geral do Estado.

As outras vagas são do MPE (Ministério Público do Estado), TCE (Tribunal de Contas do Estado), Crea/MS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) e CAU/MS (Conselho de Arquitetura e Urbanismo).

Nos siga no Google Notícias