ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUINTA  02    CAMPO GRANDE 31º

Política

Governador participa hoje de lançamento da Operação Ágata Oeste em Ponta Porã

Edição deste ano terá ponta pé com presença do ministro da Justiça e Segurança Pública na fronteira

Gabriela Couto | 19/07/2022 11:53
Militar na fronteira com a Bolívia, em ação da Operação Ágata. (Foto: 18ª Bda Inf Fron)
Militar na fronteira com a Bolívia, em ação da Operação Ágata. (Foto: 18ª Bda Inf Fron)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) participa do lançamento da Operação Ágata Oeste 2022, nesta terça-feira (19), em Ponta Porã, a 313 km de Campo Grande. O evento contará com a presença do ministro da Justiça e da Segurança Pública, Anderson Torres.

A comitiva federal sairá de Brasília (DF) às 15h30 e desembarca na fronteira com o Paraguai às 17h. A operação é coordenada pelo Ministério da Defesa. Fazem parte das ações as Forças Armadas, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Receita Federal, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, o Departamento de Operações de Fronteira, a Polícia Civil e a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul.

No ano passado, o Comando Conjunto Oeste realizou a operação entre os dias 22 de março e 9 de abril. As ações preventivas e repressivas resultaram em mais de R$ 12 milhões em prejuízo ao crime organizado, devido às apreensões de drogas, armas, contrabando, descaminho, dentre outros.

Militares fiscalizando comércio. (Foto: 18ª Bda Inf Fron)
Militares fiscalizando comércio. (Foto: 18ª Bda Inf Fron)

Na oportunidade os militares realizam bloqueio e controle de estradas e rios, operações aeromóveis, patrulhas fluviais e inspeções navais, utilizando ferramentas e informações geradas pelo Sisfron (Sistema de Integrado de Monitoramento de Fronteiras), além de atendimentos médicos e odontológicos, que beneficiam à população da faixa de fronteira.

A Operação Ágata integra o Plano Estratégico de Fronteiras do Governo Federal, criado para prevenir e reprimir a ação de criminosos na divisa do Brasil com dez países sul-americanos.

O Comando Conjunto Oeste é composto por militares do Exército, Marinha e Aeronáutica, pertencentes ao Comando Militar do Oeste, 6º Distrito Naval e Ala 5, respectivamente.

Nos siga no Google Notícias