ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Política

Governadores ameaçam processar Marun por oferecer emendas em troca de votos

Eles criticam declarações do ministro sobre a liberação de recursos do governo federal em troca de apoio a reforma da Previdência

Leonardo Rocha | 27/12/2017 16:53
Governadores criticaram afirmação de Carlos Marun (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)
Governadores criticaram afirmação de Carlos Marun (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

Governadores da região do Nordeste não receberam bem a afirmação do ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, sobre a liberação de emendas em troca de apoio à reforma da Previdência. Eles enviaram uma carta ao presidente Michel Temer (PMDB), onde ameaçaram processar Marun e outros agentes que defenderem esta prática.

De acordo com o jornal Folha de São Paulo, esta carta foi assinada por nove governadores do Nordeste, onde pedem que o presidente orientem seus "auxiliares" a não realizar práticas criminosas.

Marun tinha dito que a troca de emendas, por meio de recursos da Caixa Econômica Federal, seria uma "ação de governo" e não chantagem aos políticos. Para os governadores esta postura do novo ministro parecia uma "ameaça" e que o ato de "troca de apoio" era algo "arbitrário" e que se esta situação continuasse iriam processar os agentes envolvidos.

"Protestamos publicamente contra essa declaração e contra essa possibilidade e não hesitaremos em promover a responsabilidade política e jurídica dos agentes públicos envolvidos, caso a ameaça se confirme", relata a carta. Entre os governadores aparecem dois do PMDB, Jackson Barreto do Sergipe e Renan Filho, de Alagoas.

O governador de Alagoas é filho do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que já teve vários embates com o presidente Michel Temer. Já Jackson Barreto foi um dos primeiro a reclamar de tal "troca de apoio", em função da reforma da previdência.

Segundo a reportagem, Carlos Marun estaria cobrando os governadores para apoiarem a reforma da previdência, tanto que tinha pedido "reciprocidade" sobre a matéria. O governo federal planeja votar o projeto no dia 19 de fevereiro, após retirar da pauta deste final do ano.

A reportagem do Campo Grande News tentou entrar em contato com Carlos Marun, mas ele não atendeu as ligações.

Nos siga no Google Notícias