ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 29º

Política

Grupo vê Bernal como “ficha suja”, rejeita seu comando e boicota reunião

Josemil Arruda | 02/05/2014 14:42
Cézar Afonso diz que Bernal é "ficha suja" e não o aceita como presidente (Foto: arquivo)
Cézar Afonso diz que Bernal é "ficha suja" e não o aceita como presidente (Foto: arquivo)

Nesta manhã de sexta-feira, 15 pré-candidatos do Partido Progressista (PP) às eleições deste ano decidiram boicotar a reunião convocada pelo presidente regional da legenda, ex-prefeito Alcides Bernal, para 16 horas na sede partidária, à Rua 14 de Julho, 1817, sexto andar. “Não vamos participar da reunião porque não reconhecemos mais o Alcides como presidente”, informou Cézar Afonso, ex-secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico e um dos pré-candidatos a deputado federal do PP.

Embora os três pré-candidatos a deputado federal e 12 a deputado estadual do PP tenham resolvido boicotar, um advogado vai representá-lo na reunião das 16 horas. “Vamos mandar o advogado Raimundo Moreira”, revelou César Afonso, que é o político que o prefeito Gilmar Olarte quer na presidência regional do PP no lugar de Bernal.

Para César Afonso, em razão de ter sido cassado no dia 12 de março e perdido os direitos políticos, Bernal não pode mais ser continuar na presidência estadual do PP. “A lei é clara. Nenhuma pessoa com ficha suja pode estar a frente de partido. Até se prove em contrário, o Alcides é ficha suja”, argumentou ele. “Além disso, está sendo processado por crime licitatório pelo Ministério Público”, acrescentou.

O assunto, porém, é polêmico. No dia seguinte à cassação de Bernal, os advogados Valeriano Fontoura e Fernando Pinéis, que é procurador da Câmara de Campo Grande, consideraram que “não afeta a filiação partidária” a suspensão dos direitos políticos de Bernal por oito anos, havendo possibilidade dele continuar presidindo o PP.

Questionado se vai ingressar na Justiça para tentar tirar Bernal da presidência, alegando que ele é “ficha suja”, César Afonso respondeu: “Não vamos mexer com isso. Vamos deixar por conta do presidente da nacional do partido”.

Indagado, então, sobre como está a discussão com o presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira, para mudança do comando estadual do partido em Mato Grosso do Sul, o ex-secretário declarou: “Já conversamos e estamos esperado. O presidente tem o momento dele”.

Nos siga no Google Notícias